EaD
Educação a Distância
Events at this location
setembro
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 2 do Curso de Formação de Formadores.
Tempo
Maio 29 (Quinta-feira) - Outubro 7 (Terça-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Ao final da ação educacional, as pessoas participantes deverão ser capazes de produzir instrumentos, guias ou outros materiais orientadores relacionados ao tema estudado do eixo como solução para problemas/desafios da prática educativa na educação judicial.
Público-alvo
Juízes federais, juízes estaduais, servidores da justiça federal e servidores da justiça estadual
Nº de vagas
30
Carga horária
40 horas-aula
Inscrições
As inscrições devem ser feitas por meio de link enviado às escolas, até o dia 20 de maio.
Conteúdos
Eixo 1 – Organização Curricular para Desenvolver Competências – Trilhas para Aprendizagem
Produzir material orientador para aplicação de trilhas de aprendizagem no desenvolvimento de competências no âmbito da Enfam e das escolas judiciais.
Eixo 2 – Gestão e Coordenação Educacional/Pedagógica – competências, atuação e formação
Produzir subsídios para orientar o trabalho de equipes gestoras e coordenadoras pedagógicas, com foco na institucionalização e no fortalecimento da função da coordenação.
Eixo 3 – Avaliação no Contexto das Escolas Judiciais e de Magistratura
Criar instrumentos e/ou materiais orientadores sobre avaliação, considerando os problemas ou desafios diagnosticados a serem superados no âmbito da educação judicial.
04agoallday01setalldayDesenvolvimento Docente – Nível 1, Módulo 2 – AngolaFormação de Formadores
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária.
A Enfam deu um passo histórico em sua trajetória internacional, iniciando em Luanda, capital de Angola, o primeiro curso de Formação de Formadores realizado fora do Brasil.
Tempo
Agosto 4 (Segunda-feira) - Setembro 1 (Segunda-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Objetivo Geral
Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
Objetivos Específicos
1. Analisar aspectos orientadores do processo de ensino-aprendizagem e da prática educativa para desenvolver competências conforme a literatura educacional, os documentos orientadores da Enfam e da instituição onde a pessoa participante atua, observar as diretrizes e os fundamentos pedagógicos que orientam o planejamento e a realização das ações educativas e demonstrar compreensão de suas condições de aplicação em ações educativas.
2. Sistematizar justificativa da ação educativa, de forma colaborativa com a coordenação e/ou a equipe técnico-pedagógica, com explicitação da problematização, considerando a situação-problema e as competências a serem desenvolvidas com a prática educativa, identificada como solução para o problema detectado na prática.
3. Definir objetivos e conteúdo de aprendizagens que considerem o contexto de formação e as necessidades de aprendizagens, observando-se situações-problemas e, com base nelas, dimensões de competências a serem desenvolvidas.
4. Indicar proposta metodológica ativa, com estratégias, procedimentos, técnicas e recursos que demonstrem o percurso formativo, adotando fundamentos didático-pedagógicos pertinentes ao desenvolvimento profissional com foco nas situações/nas competências/nos objetivos e no conteúdo de aprendizagens ativas/significativas voltadas para a aplicação efetiva no trabalho.
5. Definir proposta avaliativa com estratégias, procedimentos e instrumentos adequados aos processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.
Público-alvo
Membros do Conselho Superior de Magistratura Judicial de Angola
Nº de vagas
30
Carga horária
40 horas-aula
Conteúdos
Etapa 1 – Fundamentos para o processo de ensino-aprendizagem: Diretrizes Pedagógicas, conceito de competências e elaboração de situação-problema.
Etapa 2 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração da justificativa, competência de referência e objetivo geral.
Etapa 3 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração dos objetivos específicos e dos conteúdos.
Etapa 4 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração dos procedimentos metodológicos e avaliativos.
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 2 do Curso de Formação de Formadores.
Tempo
Agosto 4 (Segunda-feira) - Setembro 1 (Segunda-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Objetivo Geral
Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
Objetivos Específicos
1. Analisar aspectos orientadores do processo de ensino-aprendizagem e da prática educativa para desenvolver competências conforme a literatura educacional, os documentos orientadores da Enfam e da instituição onde a pessoa participante atua, observar as diretrizes e os fundamentos pedagógicos que orientam o planejamento e a realização das ações educativas e demonstrar compreensão de suas condições de aplicação em ações educativas.
2. Sistematizar justificativa da ação educativa, de forma colaborativa com a coordenação e/ou a equipe técnico-pedagógica, com explicitação da problematização, considerando a situação-problema e as competências a serem desenvolvidas com a prática educativa, identificada como solução para o problema detectado na prática.
3. Definir objetivos e conteúdo de aprendizagens que considerem o contexto de formação e as necessidades de aprendizagens, observando-se situações-problemas e, com base nelas, dimensões de competências a serem desenvolvidas.
4. Indicar proposta metodológica ativa, com estratégias, procedimentos, técnicas e recursos que demonstrem o percurso formativo, adotando fundamentos didático-pedagógicos pertinentes ao desenvolvimento profissional com foco nas situações/nas competências/nos objetivos e no conteúdo de aprendizagens ativas/significativas voltadas para a aplicação efetiva no trabalho.
5. Definir proposta avaliativa com estratégias, procedimentos e instrumentos adequados aos processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.
Público-alvo
Magistradas e magistrados de tribunais superiores ou conselhos, juízas e juízes federais e estaduais, servidoras e servidores da Justiça Federal, Justiça estadual, tribunais superiores ou conselhos.
Nº de vagas
140
Carga horária
40 horas-aula
Conteúdos
Etapa 1 – Fundamentos para o processo de ensino-aprendizagem: Diretrizes Pedagógicas, conceito de competências e elaboração de situação-problema.
Etapa 2 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração da justificativa, competência de referência e objetivo geral.
Etapa 3 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração dos objetivos específicos e dos conteúdos.
Etapa 4 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração dos procedimentos metodológicos e avaliativos.
21agoallday22setalldayIgualdade de gênero: julgar com perspectiva de gêneroEaD
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada Igualdade de gênero: julgar com perspectiva de gênero. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada Igualdade de gênero: julgar com perspectiva de gênero. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, e conta com 40 vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 18 de agosto e o curso ocorrerá de 21 de agosto a 22 de setembro.
Tempo
Agosto 21 (Quinta-feira) - Setembro 22 (Segunda-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Compreender a perspectiva de gênero em sua relação com a justiça, bem como o conhecimento e a proteção de mecanismos regionais e internacionais para os direitos das mulheres, das mulheres negras, indígenas, deficientes e da população LGBTI.
Público-alvo
Magistradas e magistrados federais e estaduais e de tribunais superiores ou conselho.
Nº de vagas
40
Carga horária
30 horas-aula
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 18 de agosto.
Certificação
Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% de aproveitamento e de presença.
Conteúdos
UNIDADE I: Sexo, gênero e sexualidade e acesso à justiça
a) compreender gênero como construção social, considerando as relações e estruturas de poder que atravessam o gênero, bem como reconhecer a presença desses fenômenos nas relações sociais e nos casos em apreciação;
b) reconhecer a influência da construção social do gênero no fenômeno da violência: violência doméstica, violência sexual, feminicídio, transfobia, homofobia;
c) elucidar como o conceito de gênero, e as relações que se estruturam a partir de suas interações, interferem no acesso à justiça dos grupos vulneráveis.
UNIDADE II: Interseccionalidade Gênero e Raça
a) analisar a questão racial no Brasil, aspectos conceituais de racismo no Brasil e panorama normativo nacional sobre racismo;
b) reconhecer conceitos básicos da teoria da antidiscriminação, bem como reconhecer e aplicar a legislação antidiscriminação;
c) analisar o significado de interseccionalidade, reconhecendo, nos casos em apreciação, a presença da discriminação interseccional.
UNIDADE III: Como julgar com perspectiva de gênero
a) conhecer os conceitos de estereótipos de gênero, e categorias de machismo e sexismo, e sua influência na produção do direito (produção das leis e aplicação do direito);
b) Utilizar a jurisprudência nacional e internacional relacionada a gênero, orientação sexual e identidade de gênero;
c) Utilizar ferramentas metodológicas que permitam o exercício da jurisdição com uma perspectiva de gênero, capaz de proteger os direitosdas mulheres, mulheres negras, indígenas e população LGBT.
25agoallday26setalldayLuz, Câmera e EducaçãoFormação de Formadores - Nível 2
Detalhes do Evento
A Enfam promove, no período de 25 de agosto a 26 de setembro, o curso Formação de Formadores – Nível 2 Luz, Câmera e Educação destinado a integrantes da magistratura
Mais
Detalhes do Evento
A Enfam promove, no período de 25 de agosto a 26 de setembro, o curso Formação de Formadores – Nível 2 Luz, Câmera e Educação destinado a integrantes da magistratura da Justiça Estadual e Federal, e corpo técnico das escolas judiciais. O curso será oferecido na modalidade à distância (EaD), com aulas síncronas e assíncronas.
A capacitação terá uma turma com 30 vagas, com carga horária de 16 horas, e as pessoas interessadas em participar deverão preencher formulário eletrônico no site da Enfam até o dia 13 de agosto.
Tempo
Agosto 25 (Segunda-feira) - Setembro 26 (Sexta-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Com a ação proposta, pretende-se que os participantes sejam capazes de elaborar uma videoaula de acordo com as técnicas de criação de videoaulas na metodologia microlearning.
Público-alvo
Magistradas e magistrados, servidoras e servidores, da Justiça Estadual e Federal.
Nº de vagas
30
Carga horária
16 horas-aula
Inscrições
Pessoas interessadas em participar deverão preencher formulário eletrônico no site da Enfam até o dia 13 de agosto.
Certificação
Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% de aproveitamento e de presença.
Conteúdos
Unidade 1 – Módulo Luz
Identificar e organizar a infraestrutura necessária para gravação de videoaulas com qualidade;
Unidade 2 – Módulo Câmera
Utilizar as ferramentas necessárias para gravação de videoaulas e videoconferências, para edição de vídeos e fotos, bem como utilização no armazenamento e transferência de arquivos.
Unidade 3 – Módulo Educação
Aplicar técnicas quanto à criação de vídeoaulas na metodologia do microlearning, bem como aplicar as habilidades aprendidas para estar diante de uma câmera, tanto para gravação de vídeoaulas, quanto para participação em videoconferências e webnários.
28agoallday03outalldayFeaturedSaúde Mental e Direitos HumanosEaD
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada sobre Saúde Mental e Direitos Humanos. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas,
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada sobre Saúde Mental e Direitos Humanos. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, e conta com 40 vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam de 4 a 22 de agosto e o curso ocorrerá de 28 de agosto a 3 de outubro.
Tempo
Agosto 28 (Quinta-feira) - Outubro 3 (Sexta-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Criar estratégias/soluções para promover a proteção e garantia dos direitos humanos de pessoas com transtorno mental e deficiência psicossocial incluídos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, em conformidade com os direitos fundamentais, a Política Antimanicomial do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 487/2023) e as normativas vigentes, visando a articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede de proteção social.
Público-alvo
Membros da magistratura federal, estaual e eleitoral
Nº de vagas
40
Carga horária
30 horas-aula
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam de 4 a 22 de agosto.
Conteúdos
Unidade 1 – Saúde Mental, Direitos Humanos e Diretrizes do SUS: base conceitual, histórica e normativa.
Unidade 2 – Saúde Mental e Sistema Prisional: o papel do Poder Judiciário na institucionalização da política antimanicomial.
Unidade 3 – Saúde Mental e Sistema Socioeducativo: o papel do Poder Judiciário na articulação do Sistema de Garantia de Direitos.
Unidade 4 – Desinstitucionalização: parâmetros de atuação para o Poder Judiciário.
outubro
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 2 do Curso de Formação de Formadores.
Tempo
Maio 29 (Quinta-feira) - Outubro 7 (Terça-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Ao final da ação educacional, as pessoas participantes deverão ser capazes de produzir instrumentos, guias ou outros materiais orientadores relacionados ao tema estudado do eixo como solução para problemas/desafios da prática educativa na educação judicial.
Público-alvo
Juízes federais, juízes estaduais, servidores da justiça federal e servidores da justiça estadual
Nº de vagas
30
Carga horária
40 horas-aula
Inscrições
As inscrições devem ser feitas por meio de link enviado às escolas, até o dia 20 de maio.
Conteúdos
Eixo 1 – Organização Curricular para Desenvolver Competências – Trilhas para Aprendizagem
Produzir material orientador para aplicação de trilhas de aprendizagem no desenvolvimento de competências no âmbito da Enfam e das escolas judiciais.
Eixo 2 – Gestão e Coordenação Educacional/Pedagógica – competências, atuação e formação
Produzir subsídios para orientar o trabalho de equipes gestoras e coordenadoras pedagógicas, com foco na institucionalização e no fortalecimento da função da coordenação.
Eixo 3 – Avaliação no Contexto das Escolas Judiciais e de Magistratura
Criar instrumentos e/ou materiais orientadores sobre avaliação, considerando os problemas ou desafios diagnosticados a serem superados no âmbito da educação judicial.
28agoallday03outalldayFeaturedSaúde Mental e Direitos HumanosEaD
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada sobre Saúde Mental e Direitos Humanos. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas,
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada sobre Saúde Mental e Direitos Humanos. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, e conta com 40 vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam de 4 a 22 de agosto e o curso ocorrerá de 28 de agosto a 3 de outubro.
Tempo
Agosto 28 (Quinta-feira) - Outubro 3 (Sexta-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Criar estratégias/soluções para promover a proteção e garantia dos direitos humanos de pessoas com transtorno mental e deficiência psicossocial incluídos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, em conformidade com os direitos fundamentais, a Política Antimanicomial do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 487/2023) e as normativas vigentes, visando a articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede de proteção social.
Público-alvo
Membros da magistratura federal, estaual e eleitoral
Nº de vagas
40
Carga horária
30 horas-aula
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam de 4 a 22 de agosto.
Conteúdos
Unidade 1 – Saúde Mental, Direitos Humanos e Diretrizes do SUS: base conceitual, histórica e normativa.
Unidade 2 – Saúde Mental e Sistema Prisional: o papel do Poder Judiciário na institucionalização da política antimanicomial.
Unidade 3 – Saúde Mental e Sistema Socioeducativo: o papel do Poder Judiciário na articulação do Sistema de Garantia de Direitos.
Unidade 4 – Desinstitucionalização: parâmetros de atuação para o Poder Judiciário.
09outallday07novalldayFeaturedProteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, e conta com 40 vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 29 de agosto e o curso ocorrerá de 9 de outubro a 7 de novembro.
Tempo
Outubro 9 (Quinta-feira) - Novembro 7 (Sexta-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Ao concluir a ação educacional, os participantes estarão aptos a analisar os modelos de compreensão das pessoas com deficiência, proporcionando elementos que assegurem a distinção entre eles nas mais diversas situações, viabilizando a adoção de práticas alinhadas ao paradigma que tem por objetivo a efetiva inclusão social da pessoa com deficiência, com observância dos princípios e das regras estabelecidos na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Público-alvo
Magistradas e magistrados federais e estaduais e de tribunais superiores ou conselho.
Nº de vagas
40
Carga horária
30 horas-aula
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 29 de agosto.
Certificação
Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% de aproveitamento e de presença.
Conteúdos
Unidade I: Modelos de compreensão da deficiência
Unidade II: A Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência
Unidade III: A Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil
Etapa Final: Elaboração e envio da atividade avaliativa final
novembro
09outallday07novalldayFeaturedProteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30
Detalhes do Evento
A Enfam promove o curso de Formação Continuada Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, e conta com 40 vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 29 de agosto e o curso ocorrerá de 9 de outubro a 7 de novembro.
Tempo
Outubro 9 (Quinta-feira) - Novembro 7 (Sexta-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Ao concluir a ação educacional, os participantes estarão aptos a analisar os modelos de compreensão das pessoas com deficiência, proporcionando elementos que assegurem a distinção entre eles nas mais diversas situações, viabilizando a adoção de práticas alinhadas ao paradigma que tem por objetivo a efetiva inclusão social da pessoa com deficiência, com observância dos princípios e das regras estabelecidos na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Público-alvo
Magistradas e magistrados federais e estaduais e de tribunais superiores ou conselho.
Nº de vagas
40
Carga horária
30 horas-aula
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 29 de agosto.
Certificação
Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% de aproveitamento e de presença.
Conteúdos
Unidade I: Modelos de compreensão da deficiência
Unidade II: A Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência
Unidade III: A Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil
Etapa Final: Elaboração e envio da atividade avaliativa final