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Marca da Formação de Formadores da Enfam

Desenvolvimento Docente – Nível 1, Módulo 1

No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores.

Homepage > Desenvolvimento Docente - Nível 1, Módulo 1

maio, 2025

Desenvolvimento Docente - Nível 1, Módulo 1

26mai(mai 26)9:0028(mai 28)18:00Desenvolvimento Docente - Nível 1, Módulo 1Formação de Formadores

Detalhes do Evento

No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar

Detalhes do Evento

No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores.

Tempo

26 (Segunda-feira) 9:00 - 28 (Quarta-feira) 18:00

Localização

EJPA - Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará

CalendárioCalendário do Gmail

Objetivos

Objetivo geral
Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.

Objetivos específicos
1. Analisar, reflexivamente, elementos do planejamento de curso/ensino e aspectos específicos da prática docente, considerando o percurso do trabalho e formação no âmbito da magistratura, de modo a articular as experiências, conhecimentos específicos e resultados percebidos como significativos entre os formadores no sentido de melhor estruturar seu projeto educativo;
2. Aplicar os fundamentos pedagógicos que orientam as diretrizes da Enfam em ações educativas necessárias para o desenvolvimento de competências;
3. Reconhecer o trabalho e as especificidade da docência no contexto da magistratura;
4. Identificar os aspectos relacionados ao aprender, ensinar e avaliar;
5. Analisar os elementos constitutivos do trabalho educativo;
6. Identificar os elementos que integram as ações educativas e a prática de ensino;
7. Aplicar na ação docente.

Público-alvo

Juízes federais, juízes estaduais, servidores da justiça federal e servidores da justiça estadual

Nº de vagas

35

Carga horária

24h

Certificação

Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% aproveitamento e de presença.

Conteúdos

ETAPA I – O contexto e fundamentos basilares do trabalho docente
Educação Profissional a função da Escola no contexto da magistratura e diretrizes pedagógicas da Enfam/Escolas;
Perspectivas/tendências educacionais/pedagógicas;
Os profissionais da Educação e o trabalho educativo;
Os desafios, o papel e as atividades docente no contexto educacional e da magistratura;
O saber docente no contexto da formação da magistratura – elementos constitutivos do trabalho educativo considerando o contexto, as Diretrizes Pedagógicas da Enfam/Escola e o projeto pedagógica da instituição;
A construção coletiva do saber/competências docente.

ETAPA II- Especificidades do processo de ensino-aprendizagem e o trabalho docente
Educação, instrução e docência no contexto da magistratura;
Especificidades do ensino e da aprendizagem – ensinar, aprender e avaliar (aspectos da literatura e do contexto);
Competências e os saberes docente no contexto de formação profissional da magistratura;
A construção do conhecimento e a formação de Magistrados na perspectiva curricular de desenvolvimento de competências;
Elementos constitutivos do trabalho educativo – níveis de planejamento e a relação entre o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação.

ETAPA III- Planejamento/estruturação de uma ação educativa – elementos do planejamento easpectos a observar/considerar
A estruturação de uma ação educativa com a finalidade de desenvolvimento de competências.

SCES - Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar
Prédio do Conselho da Justiça Federal (CJF)
Brasília - DF, Brasil CEP: 70.200-003
+55 (61) 3319-7700
[email protected]
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