FOFO N2: secretário-geral da Enfam enfatiza importância da Justiça Eleitoral

Formação ocorrida em Minas Gerais integrou as atividades realizadas no âmbito da Renejum

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) encerrou nesta terça-feira (6), em Belo Horizonte, a Formação de Formadores nível 2 (FOFO N2) – Gestão educacional: diretrizes pedagógicas e aspectos normativo-teórico-práticos do trabalho Educativo Enfam-Renejum. O curso, realizado em dois dias, foi voltado para 35 magistrados e magistradas da Escola de Magistratura do TRF6 – Tribunal Regional Federal da 6ª Região, de escolas da Justiça Eleitoral e demais escolas interessadas em ações da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).

O secretário-geral da Enfam, Cássio André Borges dos Santos, participou do segundo dia de atividades e reforçou a importância da formação para impulsionar “as boas práticas desenvolvidas e sistematizadas no sistema de escolas judiciais”. Ele divulgou ainda informações sobre a formação inicial e seus impactos também para a Justiça Eleitoral, o aumento de demandas no período das eleições e compartilhou sua trajetória na área.

“A Justiça Eleitoral, vocês estão cansados de saber, não é feita por nós, juízes. A gente passa por ela. A gente passa por um juiz de zona, por um juiz do pleito. Por exemplo, hoje sou juiz da corte eleitoral do Amazonas – substituto, mas sou – na vara de juízes para juízes estaduais. Mas eu vou passar por lá, como passei pelo Tribunal Superior Eleitoral, quando fui juiz auxiliar do ministro Mauro Campbell Marques, na Corregedoria do TSE”, disse o secretário.

Esta é a primeira de uma série de atividades a serem realizadas no âmbito da Rede, na iniciativa Trilhas Renejum: Mentoria Gestão Educacional. Estiveram presentes representantes das escolas judiciais e da magistratura dos estados do Rio Grande do Sul, Amapá, Ceará, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Mato Grosso; dos tribunais regionais eleitorais; bem como do Tribunal Superior Eleitoral.

Também participaram da formação, pela Enfam, Julia Maurmann Ximenes, secretária de Gestão Acadêmica e de Formação; Caio Henrique Faustino, coordenador do Núcleo de Relações Interinstitucionais e Internacionais; Maria Eveline Pinheiro Vilar de Queiroz, pedagoga do Núcleo de Atividades Acadêmicas e de Pesquisa; Ana Lourdes Vilela, chefe da Seção de Credenciamento e Acompanhamento de Cursos; e Felipe Cavalcante Alves, servidor da Seção de Infraestrutura Educacional.