Formação de Formadores – Prática Jurisdicional

Ação Formativa: Curso de Formação de Formadores Nível 2 – módulo de prática jurisdicional (Avaliação de Portfólio)

Carga horária: 24 horas-aula, compostas de 16 horas presenciais e 8 horas de atividades

Público-alvo: Magistrados e servidores que concluíram o módulo 1 do nível 1 do Curso de Formação de Formadores, ou curso equivalente, e que atuam no planejamento e no desenvolvimento de cursos de formação inicial. Serão destinadas até 2 vagas para as escolas vinculadas aos seguintes tribunais: TJAL, TJPB, TJPA, TJMG, TJMS, TJPE, TJPI, TJDFT, TJRS, TJAM, TJPR, TRF3 e TRF4. Os custos com passagens aéreas e diárias dos participantes ficarão a cargo das respectivas escolas de origem.

Requisito para participação: Conclusão do módulo 1 do nível 1 do Curso de Formação de Formadores, ou curso equivalente indicado na tabela abaixo:

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA DOS  CURSOS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES

NÍVEL 1

FOFO 2017

FOFO França Básico

FOFO França Expert

FOFO Brasil

Planejamento de Ensino (EaD)

FOFO 2016 M1

FOFO 2016 M2

Módulo 1

X

 

X

 

X

 

Realização: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – ENFAM

Período de realização: 2 e 3 de outubro de 2017, das 9h às 18h

Local: Sala de aula da ENFAM, localizada no SCES Trecho 3 Polo 8 Lote 9 1º andar – Prédio do Conselho da Justiça Federal – Brasília/DF

Objetivo Geral: Avaliar o processo formativo de juízes no módulo de prática jurisdicional no Cursos de Formação Inicial e de Aperfeiçoamento para fins de vitaliciamento, com a utilização, dentre outras estratégias, do portfólio, tendo como fundamentos as diretrizes pedagógicas e os normativos da Enfam, bem como referências da literatura educacional.

Objetivos Específicos:
(a) Elaborar o plano pedagógico da prática jurisdicional no curso de formação inicial e no de formação continuada para fins de vitaliciamento;
(b) Realizar a supervisão da prática jurisdicional de magistrados;
(c) Elaborar os instrumentos de avaliação;
(d) Empregar o portfólio como instrumento de avaliação de magistrados;
(e) Avaliar os magistrados por meio do portfólio;
(f) Identificar os comportamentos positivos dos magistrados, os que precisam ser melhor trabalhados e aqueles indesejados.

 

Formulário de inscrição