Formação de servidores da Enfam em Planejamento Estratégico

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, no período de 3 a 6 de julho, um curso de Alinhamento Estratégico voltado para todos os seus servidores e colaboradores. O secretário de Estratégia e Governança do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ivan Gomes Bonifácio, e a servidora responsável pelo Planejamento Estratégico da […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, no período de 3 a 6 de julho, um curso de Alinhamento Estratégico voltado para todos os seus servidores e colaboradores. O secretário de Estratégia e Governança do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ivan Gomes Bonifácio, e a servidora responsável pelo Planejamento Estratégico da Enfam , Solange Perez Cabral, atuaram como formadores.

A capacitação teve por objetivo desenvolver competências essenciais aos servidores da Enfam para que desempenhem suas atividades alinhados às necessidades da Escola.

O desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, e o juiz Carl Olav Smith, secretário-geral da instituição, abriram o curso com a palestra “Prioridades da Gestão 2016-2018”, seguida de um debate.

Objetivo

O curso destinou-se a aperfeiçoar e desenvolver competências relacionadas à atuação do servidor na execução do planejamento estratégico institucional.

A ação buscou o aprimoramento das atividades de gestão – principalmente a de gestão de indicadores estratégicos – por meio do método Balanced Scorecard (BSC), o mesmo utilizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o planejamento estratégico nacional.

Entre os objetivos específicos do treinamento estiveram: a identificação das prioridades de gestão da Enfam e das políticas judiciais nacionais; a análise dos elementos do Mapa Estratégico da Enfam; e a criação de iniciativas que fomentem o alcance dos objetivos estratégicos.

Desenvolvimento

O foco da proposta metodológica, o qual previu articulação entre a prática e a teoria, foi o ensino voltado para a autonomia do aluno, resultando no protagonismo do educando no processo de aprendizagem. Os cursistas tiveram grande participação, com momentos de interação, desenvolvimento de atividades colaborativas e problematização da realidade em que estão situados.

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