Formadores da Enfam participam de oficina de desenvolvimento de conteúdo

Magistrados e servidores que atuam como formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) participam, entre hoje (27) e sexta-feira (29), de oficina temática voltada à elaboração de material didático a ser utilizado em cursos na modalidade a distância. O evento acontece na sede da Enfam, em Brasília. Durante a oficina, os […]

Magistrados e servidores que atuam como formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) participam, entre hoje (27) e sexta-feira (29), de oficina temática voltada à elaboração de material didático a ser utilizado em cursos na modalidade a distância. O evento acontece na sede da Enfam, em Brasília.

Durante a oficina, os participantes são expostos a ações integradas de capacitação que visam habilitar os formadores na produção de conhecimento específico – teórico e prático – e observam as particularidades do processo de ensino e aprendizagem a distância.

Partindo da análise do processo da aprendizagem sob diferentes referenciais teóricos, o programa aborda os desafios da produção de conteúdo no ambiente virtual, com foco na instrução profissional de magistrados.

Além de contextualizar a importância do material escrito em ações formativas em Educação a Distância (EaD), a oficina explora propostas de estruturação de material didático e estudos de caso com exemplos de textos escritos para uso nessa modalidade.

Ana Cristina Monteiro, juíza federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), considera um desafio participar da oficina, por se tratar de uma área diferente da de sua formação. Mas afirma que integra o grupo de alunos com grande entusiasmo. “A EaD é um aspecto promissor na formação judiciária, tem o atributo de expandir horizontes e rever valores de forma dinâmica. Quero colocar em prática o que está sendo aprendido, difundindo com qualidade o conhecimento adquirido”, conclui.

Veja mais fotos do curso no álbum da Enfam no Flickr.