GT formado por Enfam e Enamat se reúne para discutir competências

Aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (10), a reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional Gestor das Competências Profissionais da Magistratura Nacional. O GT é formado por membros indicados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O grupo surgiu por meio […]

Aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (10), a reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional Gestor das Competências Profissionais da Magistratura Nacional. O GT é formado por membros indicados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O grupo surgiu por meio de acordo de cooperação técnica entre as duas escolas firmado em 2015, e visa, entre outros objetivos, propor a periódica atualização das competências gerais da formação profissionais da magistratura nacional. É composto por magistrados de todos os ramos do Poder Judiciário nacional, do primeiro e do segundo graus.

A juíza federal Tais Ferraz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, comemorou a oportunidade de dar continuidade a um trabalho de construção conjunta de um rol de competências consideradas fundamentais para o exercício da função de magistrado. “Esse rol de competências tem por objetivo orientar as escolas de magistratura, os próprios tribunais, as corregedorias, na busca de aptidões que são consideradas pela sociedade brasileira como fundamentais e que são esperadas de todo o magistrado”, explicou.

A juíza salientou que considera importante um debate aberto em todos os tribunais e junto à sociedade para a identificação das capacidades do juiz que a sociedade espera. “É importante que possamos chegar a alguns consensos para que essas capacidades, essas competências, possam orientar desde a realização dos concursos públicos, mas muito especialmente os cursos de formação da magistratura”, destacou.

Leia também:

Enfam indica magistrados para GT conjunto sobre Competências Profissionais

Com informações da Enamat