Guia da Enfam orienta elaboração de material didático para EaD

Instituições que oferecem educação a distância (EaD) têm um dever: prover materiais didáticos alinhados à concepção pedagógica dos cursos disponíveis, o que não é uma tarefa simples. Para ajudar nesse processo, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam criou o Guia de Elaboração de Materiais Didáticos para Uso na Educação a […]

Instituições que oferecem educação a distância (EaD) têm um dever: prover materiais didáticos alinhados à concepção pedagógica dos cursos disponíveis, o que não é uma tarefa simples. Para ajudar nesse processo, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam criou o Guia de Elaboração de Materiais Didáticos para Uso na Educação a Distância.

Destinado aos profissionais que colaboram para as ações formativas da Enfam, o guia reúne os princípios que devem nortear a elaboração desse tipo de material, considerando as especificidades da educação a distância.

A partir de exemplos práticos, o material aborda tópicos como as características das mídias textuais para uso em EaD, as funções do material didático no contexto da educação a distância e os princípios e cuidados básicos para a elaboração de material escrito para EaD.

Mais que fornecer subsídios pedagógicos, o guia explora o tema de forma conceitual. Além das orientações gerais, a publicação trata da natureza da educação a distância, aborda os fundamentos legais, didáticos e pedagógicos da EaD e apresenta, de forma sucinta, os diferentes momentos que caracterizam a evolução dessa modalidade de ensino.

No fim, a publicação traz esclarecimentos diversos sobre a avaliação da aprendizagem, tema que é objeto contínuo de questionamentos.

Clique no link a seguir para obter uma versão em formato PDF do documento: Guia de Elaboração de Materiais Didáticos para Uso na Educação a Distância.