Inscrições abertas para a II Convocatória de Formação Técnica na Espanha

O Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha realizará a II Convocatória 2014 do Programa Iberoamericano de Formação Técnica Especializada (PIFTE), da Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Serão oferecidos dois cursos. Um deles, o de “Fortalecimiento de la RIAEJ y de los Programas Formativos de la Comunidad Iberoamericana”,  terá […]

O Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha realizará a II Convocatória 2014 do Programa Iberoamericano de Formação Técnica Especializada (PIFTE), da Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Serão oferecidos dois cursos. Um deles, o de “Fortalecimiento de la RIAEJ y de los Programas Formativos de la Comunidad Iberoamericana”,  terá uma fase on-line e uma presencial, de 6 a 10 de outubro. O evento será realizado, em Granada, na Espanha.

Na programação, estão temas como os modelos educacionais e sistemas de qualidade; a implementação do paradigma curricular para a formação dos juízes e juízes da Iberoamérica; a pesquisa nas escolas judiciais; a medição do impacto na formação judiciária no âmbito judicial; a harmoniosa convivência entre os tribunais e jurisdições Especial ou indígenas; a construção de um modelo de formação de formadores das escolas Jurídica e judiciária de centros de formação; e a construção de uma oferta de formação da Rede Iberoamericana de Escolas Judiciais (RIAEJ).

O segundo curso oferecido, o de “Fortalecimiento e Innovación institucional a través de la capacitación”, terá a fase on-line de 6 a 17 de outubro e a presencial de 20 a 31 de outubro, em Madri.

Entre os temas debatidos estão a implementação da gestão da mudança nas administrações públicas;  gestão do conhecimento; competências profissionais para o planejamento da formação; aprendizagem formal: metodologias, sistemas e modelos de financiamento; os sistemas de aprendizagem informal; a formação de gestores e as experiências de sucesso em modelos de formação.

O PIFTE da Espanha é destinado a promover a criação de estruturas de estado eficientes e tem como objetivo a capacitação de servidores públicos dos países iberoamericanos, com a finalidade de contribuir para a modernização e o fortalecimento das administrações públicas.

Outro ponto que se pretende fortalecer com a realização do evento é a formação uniforme dos operadores jurídicos membros da Rede Iberoamericana de Escolas Judiciais. A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) integra a RIAEJ, o que permitirá que os magistrados das escolas judiciais brasileiras que forem selecionados pelo Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha possam participar dos cursos e receber da organização do evento ajuda de custo no valor de mil euros para hospedagem e alimentação. As demais despesas deverão ser pagas pelo participante ou pela Escola do seu Tribunal.

Para mais informações acesse o link.

Para realizar as inscrições que se encerram no dia 03 de agosto, clique aqui.