Inscrições abertas para webinário sobre a participação feminina na magistratura

As pessoas interessadas devem se inscrever no site da Emerj

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) realiza, com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o webinário A Participação Feminina na Magistratura: diagnósticos e perspectivas – um giro acadêmico: o que revelam as pesquisas?. A atividade ocorrerá na sexta-feira (19), das 9h30 às 12h, via plataforma Zoom.

O evento integra a 114ª Reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia da Emerj e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça (GEPDI 11) da Enfam, que, na ocasião, lançará o seu segundo relatório da pesquisa.

A abertura do evento será conduzida pelo diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa); pela juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum, coordenadora do Nupegre e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça da Enfam (GEPDI 11); pela desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) Salise Monteiro Sanchonete, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e pelo juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) André Augusto Salvador Bezerra, professor do mestrado profissional da Enfam.

Painel 1: A Participação das Magistradas no Conselho Nacional de Justiça: trajetórias e vieses de gênero
Palestrantes do primeiro painel: a juíza Adriana Ramos de Mello; a juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul Mariana Rezende Ferreira Yoshida, vice-líder do GEPDI 11/Enfam e mestra em Direito e Poder Judiciário pela Enfam; e Ana Paula Sciammarella, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Unirio.

Painel 2: Enigma de Gênero: mulheres e carreira na magistratura federal
As palestras do segundo painel serão com a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/21) Daniela Lustoza, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 21ª Região (Amatra/21) e doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e a juíza federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) Camila Monteiro Pullin, coordenadora da Comissão Ajufe Mulheres e mestra em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As debatedoras serão: a desembargadora federal do TRF-4 Luciane Amaral Corrêa Münch, docente da Enfam, doutora em Direito pela Universidade de Genebra e criadora, roteirista e apresentadora do canal educativo Elas em Nós; e a juíza do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) Elayne Cantuária, doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa e docente da Escola Judicial do Amapá (Ejap), da Escola da Magistratura do Amapá (Emap) e da Enfam.

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Também serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ a estudantes de Direito participantes do webinário.

As pessoas interessadas em participar devem se inscrever no site da Emerj.

Com informações da Emerj e do CNJ.