Oficina Desenvolvimento Competências Equipes EaD das Escolas de Formação de Magistrados

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Responder somente se realizar ações de Educação a Distância

Prezado(a) Participante,

Diante da necessidade de realizar ação de capacitação voltada para a formação das equipes que atuam no Desenvolvimento de Ações Educacionais na Modalidade a Distância (EaD), solicitamos, por gentileza, que avalie as informações parciais que subsidiaram o planejamento preliminar da ação de capacitação a ser realizada pela Enfam, que integram a PARTE I deste instrumento, e, considerando a sua expectativa sobre as contribuições que a ação formativa trará para foco as competências essenciais ao processo de trabalho da Equipe de EaD no âmbito de sua Escola, responda as questões que compõem a PARTE II.

As suas respostas serão relevantes para delimitarmos melhor o desenho da referida ação educacional, cujos objetivos, considerando a oficina que será realizada nos dias 23 e 24/10/2018, estão associados a determinadas competências da equipe de coordenadores, de formadores e técnico-pedagógica (conforme descrição a partir do item 2.1) e que sejam relacionadas ao processo de trabalho pertinente à Educação a Distância das instituições de formação de magistrados.

Ao responder a pesquisa, solicitamos que informe, objetivamente, nas questões do item 4, as competências, entre as listadas, que percebe necessidade de a equipe desenvolver para aprimorar o processo de trabalho considerando o tema da ação de formação.

Neste momento da pesquisa, para termos informações sobre o total de público das Escolas que demandam formação na EaD, precisamos que indiquem o total de profissionais que carecem de alguma capacitação, mesmo considerando que a oficina, que será realizada na data já mencionada, será destinada a, apenas, dois dos integrantes das equipes das Escolas. Assim, cada participante informará o número total de integrantes de sua equipe EaD

Agradecemos a sua colaboração!

Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas

 

PARTE I – INFORMAÇÕES PARCIAIS SOBRE O PROJETO DA AÇÃO

(OBJETO DA INSCRIÇÃO)

1. TEMA DA FORMAÇÃO: Formação de Formadores –  Oficina Desenvolvimento Competências Equipes EaD das Escolas de Formação de Magistrados

1.1 Data de inscrição: de 29/8/2018 a 6/9/2018

1.2 Data de realização: de 23 e 24/10/2018

1.3 Modalidade de realização: Presencial

1.4 Local de Realização: Enfam/Brasília

2. COMPETÊNCIA GERAL1: Propor, elaborar, implantar e avaliar projeto pedagógico para modalidade de EAD, contemplando as áreas de conhecimento pedagógica, comunicacional, tecnológica e gerencial, voltado para a aprendizagem dos educandos, buscando a melhoria contínua, no desenvolvimento de boas práticas a partir de princípios éticos.

2.1. Competências específicas (de referências) relacionadas ao processo de desenvolvimento de ações educacionais na modalidade a distância das Escolas (que poderão ser objeto da ação de formação):

2.1.1. Competência da área do conhecimento pedagógico (relacionadas ao planejamento, produção e implantação – gerenciamento, acompanhamento e avaliação):

  1. Elaborar projeto pedagógico propondo soluções em relação ao desenvolvimento dos diversos saberes, levando em conta a seleção, contextualização, relações entre partes e todo e aplicação das informações, na prática, a partir da análise das características da necessidade, do público, do orçamento disponível e da adequação dos modelos pedagógicos

  1. Planejar a seleção, o desenvolvimento e o acompanhamento da produção dos meios educacionais (textos, ilustrações, animações, realidade aumentada, vídeos etc.) propiciando interatividade ao educando, adequando meios, conteúdo e princípios que orientam o modelo pedagógico. •

  1. Planejar a implantação do projeto, definindo formas de acompanhamento das situações de ensino e indicando o perfil e a formação necessários ao pessoal para implementá-las.

  1. Planejar a avaliação da aprendizagem estabelecendo os critérios, indicadores, técnicas, instrumentos e forma de divulgação dos resultados.

  1. Planejar a avaliação do produto e/ou processo com indicadores, critérios, metodologia, e procedimentos de correções.

  1. Desenvolver, acompanhar, avaliar a produção das partes e do todo garantindo sua coerência com o modelo pedagógico na produção dos recursos educacionais previstos no planejamento.

  1. Desenvolver recursos educacionais específicos para orientação dos tutores, facilitadores e outros profissionais responsáveis pela implantação do projeto, definindo os papéis e aspectos de interatividade previstos no planejamento do projeto

  1. Acompanhar o desenvolvimento, orientar e avaliar o projeto pedagógico a proposta educacional, gerenciando e propondo soluções.

  1. Avaliar o processo, os recursos educacionais, as soluções tecnológicas adotadas, a atuação profissional da equipe de implantação, e os resultados de aprendizagem de acordo com o projeto pedagógico.

2.1.2. Competência da área do conhecimento comunicacional:

  1. Analisar as características do público, o orçamento disponível, o conteúdo e o modelo pedagógico, indicando a solução mais adequada do ponto de vista comunicacional para a aprendizagem.

  2. Realizar o tratamento dos diversos saberes de acordo com as linguagens dos meios de comunicação selecionados partir do projeto pedagógico e da demanda.

  3. Planejar a avaliação do produto e/ou processo comunicacional com indicadores, critérios para correções comunicacionais.

  4. Disponibilizar os recursos educacionais previstos e acompanhar sua aplicação, realizando os ajustes necessários do ponto de vista comunicacional.

  5. Avaliar os produtos e processos comunicacionais a partir dos critérios e indicadores definidos, realizando os ajustes necessários.

2.1.3. Competência da área do conhecimento Tecnológica:

  1. Propor alternativas tecnológicas para as modalidades de ensino que atendam à demanda (necessidades, possibilidades e limites).

  2. Orientar e dar suporte tecnológico à elaboração do projeto pedagógico e às decisões para a produção dos recursos educacionais adequados aos limites e possibilidades da tecnologia indicada.

  3. Gerenciar e fornecer suporte às dificuldades tecnológicas na implantação do projeto pedagógico.

  4. Propor correções e ou melhorias tecnológicas a partir do monitoramento das condições de acesso, velocidade do sistema e pedidos de suporte ,entre outros.

  5. Gerenciar a base tecnológica solucionando problemas emergenciais e orientando todos os envolvidos para as correções necessárias.

2.1.4. Competência da área do conhecimento Gerencial:

  1. Mapear oportunidades, tendências de mercado e analisar a concorrência a partir do planejamento estratégico institucional, da caracterização da demanda, da legislação pertinente e dos recursos humanos e financeiros disponíveis.

  2. Analisar vantagens e desvantagens entre vários formatos de oferta de projetos e tomar decisões quanto a metodologias de ensino, estratégias, tecnologias, recursos, processos e produtos de aprendizagem.

  3. Compor equipe multidisciplinar definindo perfis profissionais, especificando atividades e estabelecendo critérios para recrutamento, seleção e contratação.

  4. Definir atribuições e estabelecer critérios para a seleção, recrutamento e contratação e treinamento de tutores e outros profissionais necessários para a implantação do projeto.

  5. Providenciar controles administrativos para a admissão, atendimento, orientação e certificação dos educandos.

  6. Gerenciar os sistemas de distribuição e a infraestrutura de suporte e logística para o bom desenvolvimento do projeto, providenciando soluções imediatas para problemas eventuais.

  7. Acompanhar os dados provenientes dos relatórios de avaliação de cada etapa do projeto visando a qualidade e a melhoria do trabalho, propondo soluções para dificuldades detectadas na adequação dos recursos utilizados, no atendimento aos educandos, no desempenho dos profissionais envolvidos

  8. Elaborar relatórios sobre os resultados alcançados nos diferentes aspectos do projeto – aprendizagem dos educandos, pertinência das mídias utilizadas, custo/benefício e outros – e promover sua divulgação para diferentes públicos.

  9. Gerenciar e acompanhar a implementação de soluções para dificuldades detectadas nos processos de validação e de implantação.

  10. Garantir o acesso aos resultados de todos os envolvidos no processo tendo em vista ações de melhoria.

        (Fonte: http://www.abed.org.br/documentos/Competencias_Final_Ago2012.pdf)

  1. Outras.

3. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS (FOCO EM COMPETÊNCIAS pedagógicas, comunicacionais, tecnológicas e gerenciais – Poderão ser reajustados após avaliação diagnóstica)

3.1. Objetivo geral:

Desenvolver projetos de Educação a Distância com compreensão das dimensões do processo de trabalho relacionadas ao planejamento, à produção, à implementação e avaliação de projetos na modalidade a distância

3.2. Objetivos Específicos:

  1. Comunicar ações e serviços da Enfam em relação à EaD, em especial sobre o compartilhamento de cursos/capacitação de Equipes EaD.

  1. Compor equipe de atuação na EaD, definindo perfis profissionais, especificando atividades e estabelecendo critérios para recrutamento, seleção e contratação, bem como possibilidades de ações de formação para aperfeiçoar o trabalho da equipe.

  1. Analisar os aspectos teórico-práticos relativos à produção, implementação e avaliação de projetos na modalidade a distância.

  1. Desenvolver as etapas e aspectos do planejamento de projetos de Educação a Distância, incluindo a avaliação diagnóstica e a análise contextual, identificando aspectos relativos ao contexto do público que serão impactantes no desenvolvimento da ação de formação.

  1. Explicitar os tipos de recursos educacionais, de soluções tecnológicas e de atuação profissional da equipe de implantação da EaD.

  1. Orientar a utilização dos recursos do moodle de forma coerente com atividades da ação de formação/desenho do curso, considerando as dificuldades e facilidades identificadas no processo de trabalho da Equipe de EaD.

  1. Analisar aspectos relativos aos procedimentos e instrumentos para avaliação de cursos, de profissionais (tutores, conteudistas etc) e da aprendizagem na EaD

4. CONTEÚDOS (Poderão ser reajustados após avaliação diagnóstica)

    1. A EaD na Enfam – informações e orientações sobre metodologia de trabalho da Escola e serviço de compartilhamento de cursos/capacitação de Equipes

    2. Etapas e aspectos do planejamento de projetos de Educação a Distância

    3. Produção, implementação e avaliação de projetos na modalidade a distância

    4. Plataformas, Recursos educacionais, soluções tecnológicas e a atuação profissional da equipe de implantação da EaD – o uso do moodle

    5. Processo de avaliação de cursos e aprendizagem na EaD

    6. Perfil e competências dos profissionais atuantes nessa modalidade de educação a distância.

5. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

  • Fala introdutória – exposição dialogada: comunicação e orientações sobre compartilhamento

  • Oficinas de acordo com áreas de interesses/temas levantados na avaliação diagnóstica

 

6. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO: processual – coletiva e individual da aprendizagem e ação de formação

1 Competências compartilhadas do material: Competências para Educação a distância: Matrizes e referenciais teóricos – disponível em: http://www.abed.org.br/documentos/Competencias_Final_Ago2012.pdf Acesso em 26 jun 2018.

PARTE II – AVALIAÇÃO DIAGNÓSTCA PARA ESTRUTURAR AÇÃO DE FORMAÇÃO