Oficinas sobre Projetos Político-Pedagógicos

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

 

Prezado(a) Participante,

Diante de sua indicação para participar da oficina voltada para a formação das equipes que atuam no Desenvolvimento de Planejamento Educacional, em especial, do Projeto Político-Pedagógico, solicitamos, por gentileza, que avalie as informações parciais que subsidiaram o planejamento preliminar do Módulo Subsídios para Elaborar Projeto Político-Pedagógico (PPP), que integram a PARTE I deste instrumento, e, considerando a sua expectativa sobre as contribuições que a ação formativa trará para o processo de trabalho de desenvolvimento do PPP no âmbito de sua Escola, responda as questões que compõem a PARTE II.

As suas respostas serão relevantes para delimitarmos melhor o desenho da referida ação educacional, cujos objetivos estão associados a determinadas competências da equipe de coordenadores, de formadores e técnico-pedagógica (conforme descrição a partir do item 2.1) e que sejam relacionadas ao processo de trabalho relacionado ao desenvolvimento do PPP das instituições de formação de magistrados.

Ao responder a pesquisa, solicitamos que informe, objetivamente, nas questões do item 4, as competências, entre as listadas, que percebe necessidade de a equipe desenvolver para aprimorar o processo de trabalho considerando o tema da ação de formação.

Agradecemos a sua colaboração!

Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas

PARTE I – INFORMAÇÕES PARCIAIS SOBRE O PROJETO DA AÇÃO (OBJETO DA INSCRIÇÃO) 


1. TEMA DA FORMAÇÃO:
Formação de Formadores – Módulo Subsídios para Elaborar Projeto Político-Pedagógico (PPP)

1.1. Data de inscrição: de 9 a 16/07/2018
1.2. Data de realização: de 9/8 a 10/9/2018
1.3. Modalidade de realização: Educação a Distância
1.4. Local de Realização: Espaço virtual da Enfam

2. COMPETÊNCIA GERAL: Atuar no desenvolvimento do projeto pedagógico de instituição de formação de magistrados, criando estratégias para construção coletiva do texto, para implantar e avaliar o projeto.

2.1. Competências específicas relacionadas ao processo de desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico das Escolas (que poderão ser objeto da ação de formação):

1) Internalizar e aplicar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional considerando o papel desempenhado, o contexto de atuação e os direcionamentos do projeto pedagógico da Escola;
2) Demonstrar compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
3) Construir sentidos para trabalhar em equipe e relacionar-se cooperativamente com pessoas de diferentes características, visando a concretização de objetivos comuns;
4) Demonstrar habilidades de comunicação e de negociação com vistas à autonomia para tomada de decisão.
5) Compreender o processo de ensino-aprendizagem e as potencialidades do Projeto Político-Pedagógico como documento orientador de uma escola, considerando as especificidades e o contexto local;
6) Utilizar, de forma adequada, os conhecimentos e as experiências essenciais para atuar com visão sistêmica, em relação à instituição e ao processo educativo;
7) Apropriar-se de conhecimentos teóricos e práticos que subsidiem análises críticas e sínteses relacionadas à construção do Projeto Pedagógico da escola como uma das dimensões do Planejamento Educacional;
8) Outras: (espaço para complementação pelo profissional – no ato da inscrição)

3. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS (FOCO EM COMPETÊNCIAS pedagógicas, comunicacionais, tecnológicas e gerenciais – Poderão ser reajustados após avaliação diagnóstica)

3.1. Objetivo geral: estruturar o plano de ação para o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da Escola, considerando suas especificidades e seus marcos normativos, bem como a fundamentação da literatura educacional e dos documentos orientadores do formativo realizado pela Enfam.

3.2. Objetivos Específicos:

1) Identificar as competências e os saberes da equipe para atuar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico;
2) Analisar documentos legais e referenciais teóricos que concorram para fundamentar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Escola de Formação de Magistrados;
3) Definir a opção teórico-metodológica para o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico para instituições de educação judicial preservando a coerência com as Diretrizes Pedagógicas da Enfam e a realidade da Escola local;
4) Reconhecer os elementos constituintes do Projeto Político-Pedagógico, destacando as especificidades e relações que se estabelecem entre eles;
5) Avaliar as possibilidades de estruturação de projetos político-pedagógicos a serem desenvolvidos para as Escolas de Formação de Magistrados;
6) Criar estratégias de articulação entre os setores da Escola e os segmentos envolvidos no processo educativo para o desenvolvimento democrático e participativo do seu PPP;
7) Sistematizar elementos de um plano de ação para o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da Escola em que atua, definindo estratégias de articulação e participação dos agentes envolvidos com o trabalho pedagógico da instituição.

4. CONTEÚDOS (Proposição que poderá ser reajustados após avaliação diagnóstica)

Unidade I – Trabalho Educativo das Instituições de Formação de Magistrados – aspectos das Diretrizes Pedagógicas da Enfam a considerar

1) Trabalho das Escolas de Formação de Magistrados, Diretrizes Pedagógicas da Enfam e a construção do conhecimento na sociedade contemporânea;
2) Competências e saberes necessários aos profissionais da educação e ao contexto formativo da magistratura;

Unidade II – Projeto Político-Pedagógico: definição e elementos constituintes

1) Projeto Político-Pedagógico: pressupostos, conceitos e elementos constituintes (especificidades e relações);
2) Estrutura do Projeto Político-Pedagógico;

Unidade III – Projeto Político-Pedagógico: aspectos do desenvolvimento

1) Desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico: processo, procedimentos e instrumentos;
2) Estratégias de articulação entre os setores da escola e os segmentos envolvidos no processo educativo;

Unidade IV – Projeto Político-Pedagógico: plano de ação para a elaboração, implantação e implementação

1) Plano de ação para a implantação e implementação do Projeto Político-Pedagógico: desenvolvimento, acompanhamento, monitoramento e avaliação.

5. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS: As atividades serão todas realizadas na modalidade a distância, com momentos de interação aluno-aluno-tutor e com tarefas individuais e coletivas, conforme programação a seguir:

9 e 10/8/2018

Ambientação

De 13 a 20/8/2018

Unidade I
Etapa I – Fórum de Discussão Formativa I e Atividade Formativa I

De 21 a 27/8/2018

Unidade II
Etapa II – Fórum de Discussão Formativa II

De 28/8 a 3/9/2018

Unidade III
Etapa III – Fórum de Discussão Formativa III e Atividade Formativa III

De 4 a 10/9/2018

Unidade IV
Etapa IV – Atividade Formativa Final​

 6. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO: processual – coletiva e individual da aprendizagem e ação de formação.

A proposta avaliativa abrangerá as avaliações diagnóstica, de aprendizagem, do desenvolvimento do curso e de desempenho da tutoria.

A avaliação de aprendizagem, com foco formativo, ocorrerá processualmente, durante todo o curso e com base na participação nas atividades propostas – que englobam trabalhos individuais e atividades colaborativas que proporcionem a interação e a discussão, conforme orientações e planos de tutoria a serem explicitados no início de cada unidade.

7. CIÊNCIA DO INSCRITO EM RELAÇÃO AO COMPROMETIMENTO COM AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO CURSO E COM OS PRAZOS QUE SERÃO ESTABELECIDOS

Declaro que tenho conhecimento das atividades e comprometo-me com a conclusão do curso, sob pena de não participar de ações promovidas pela Enfam ou por ela custeada durante o período de seis meses.

PARTE II – AVALIAÇÃO DIAGNÓSTCA PARA ESTRUTURAR AÇÃO DE FORMAÇÃO