Inteligência de dados é uma das contribuições do projeto Formação Judicial Qualitativa à Enfam

Por meio da parceria com o PNUD, Escola criou iniciativas como o Observatório

A área de gestão de dados da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) teve ganhos com a parceria realizada entre a Escola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, a Secretaria de Gestão Administrativa, Orçamentária e Financeira (SGA) da Enfam contou com o suporte de membros da equipe técnica do projeto que contribuíram para a produção de painéis com indicadores estratégicos. A medida é importante para auxiliar a gestão na tomada de decisões.

O voluntário das Nações Unidas do projeto e cientista de dados Lucca Ramalho trouxe melhorias na produção de painéis interativos sobre as escolas judiciais e da magistratura brasileiras. Junto aos servidores e às servidoras da área, contribuiu para a estruturação do Observatório da Enfam, criado pela SGA com o intuito de dar transparência, prestar contas à sociedade e municiar gestores com informações relevantes para decidirem os melhores caminhos a seguir na condução da Escola.

“O meu trabalho consistiu na coleta, armazenamento, extração e organização de dados das escolas, com posterior categorização dessas informações por meio de filtros que facilitassem a visualização dos indicadores”, contou Lucca Ramalho. Para esse trabalho, foram utilizadas ferramentas de Business Intelligence, customizadas na área de design pela designer gráfico e voluntária das Nações Unidas Laura Monteiro, de forma que a apresentação se tornasse mais atrativa às pessoas usuárias.

Esse trabalho contribui para o alcance da meta do projeto, que tem foco na inovação e modernização das ações educacionais, pesquisa e coordenação das escolas judiciais, a partir da elaboração de novas metodologias para atender a ações educacionais, estudos, pesquisas e ferramentas. Isso porque a gestão de dados é fundamental para o fortalecimento institucional da atuação da Enfam, especialmente no que diz respeito a seu papel de coordenação das escolas judiciais.

Sobre o Observatório – A ferramenta apresenta dados atualizados de forma acessível e compreensível ao público. Entre os indicadores, índices de Gestão e Governança (iGGs) das escolas judiciais e de magistratura estaduais e federais, bem como a descrição e destinação dos recursos financeiros da Enfam.

O Observatório foi organizado em quatro perspectivas: Estrutura; Gestão das Escolas; Governança e Estratégia; e Enfam. “Cada uma dessas bases de dados tem relevância para um perfil distinto de usuários, que podem fazer consultas personalizadas de acordo com seus interesses específicos”, ressalta a servidora Fernanda Filgueiras, que esteve à frente do projeto com o servidor Ivan Bonifácio.

Acesse o Observatório da Enfam e acompanhe os resultados da Escola.