Live “Tribunais on-line e o futuro da Justiça” pode ser conferida no Instagram

A transmissão foi um evento preparatório sobre a conferência, de mesmo título, que acontecerá no dia 17 de setembro, a partir das 11 h

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoveu, na quarta-feira (15/9), às 20 h, o segundo episódio da live “Conversando sobre a Justiça”. A conversa entre a secretária-geral da escola, juíza federal Cíntia Brunetta, e a desembargadora federal do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF 4) e professora do mestrado da Enfam, Luciane Amaral Corrêa Münch, foi acerca dos “Tribunais on-line e o futuro da Justiça”. A conversa está disponível no feed do perfil da escola no Instagram.

A live foi um evento “preparatório” sobre a conferência, com o mesmo título, que acontecerá no dia 17 de setembro, a partir das 11 h, com a exposição do doutor em Direito e Computação pela Balliol College, em Oxford, na Inglaterra, professor Richard Susskind.

O foco foi a inovação responsável, que objetiva aproximar ainda mais Justiça e cidadão, com possibilidades de acesso efetivo. “É importante que agora, em 2021, a gente esteja com a perspectiva sobre a Justiça do futuro que nós queremos, pensando no impacto real na sociedade”, afirmou a juíza federal Cíntia Brunetta, que citou alguns assistentes virtuais já utilizados pelos tribunais no atendimento ao cidadão.

Em sua fala, a desembargadora federal Luciane Amaral Corrêa Münch destacou ser importante que o Judiciário verifique o propósito das inovações que estão chegando ao sistema. Segundo ela, as novidades tecnológicas devem ser acompanhadas de mudanças de cultura no sistema que já está em andamento.

“Se a gente introduz uma inovação, mas não muda a cabeça das pessoas, o sistema continua o mesmo. Este é um aspecto que temos que mudar no Judiciário. É preciso fazer a transição de uma política de produtividade industrial para uma de trabalho baseada na criatividade e no conhecimento. Esses passos têm de crescer dentro do Judiciário”, argumentou a desembargadora.

Conferência

A live antecipou o que será a exposição da conferência de sexta-feira (17/9), que terá transmissão pelo Zoom e pelo canal da Enfam no YouTube.

A conferência é uma ação educativa, que faz parte das atividades do mestrado da Enfam, e será destinada a magistrados e convidados, com carga-horária de 2 horas-aula e certificação válida para promoção.

Sorteio

Os inscritos na conferência participarão do sorteio do livro com o mesmo título do professor Richard Susskind.

O evento está imperdível!