Magistrados e servidores da Região Sul estão aptos a aplicar diretrizes pedagógicas da Enfam

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou o curso Aplicação das Diretrizes Pedagógicas, em Porto Alegre. Essa foi a segunda edição do curso que visa difundir, em âmbito nacional, as orientações que vão nortear as ações educacionais das escolas da magistratura O curso teve duração de dois dias e contou com […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou o curso Aplicação das Diretrizes Pedagógicas, em Porto Alegre. Essa foi a segunda edição do curso que visa difundir, em âmbito nacional, as orientações que vão nortear as ações educacionais das escolas da magistratura

O curso teve duração de dois dias e contou com a participação de representantes da Enfam, do diretor da Escola Superior da Magistratura (ESM), Cláudio Luís Martinewski, e de magistrados formadores e servidores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catariana. A ação de divulgação das diretrizes foi sediada pela Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS).

A desembargadora federal do TRF da 4ª Região, Vânia Hack de Almeida, considerou o curso de extrema importância, pois o mesmo permite um aprofundamento das diretrizes e dos fundamentos pedagógicos que auxiliam a definição dos cursos de formação de magistrados. A desembargadora também destacou que “com as diretrizes os magistrados formadores poderão ter um melhor acompanhamento dos juízes no processo de vitaliciamento”, frisou.

O curso foi ministrado pela professora e consultora Acácia Kuenzr, que participou da elaboração das diretrizes pedagógicas em parceria com a equipe de ensino da Enfam. Ela considerou elevado o nível de participação e envolvimento do grupo de estudo. “Os resultados finais apresentados do trabalho prático evidenciaram uma aprendizagem efetiva”, afirmou a professora.

A juíza estadual e professora da ESM, Patricia Antunes Laydner, também reforçou a importância do curso. “Ao promover a divulgação das diretrizes, a Enfam não apenas forneceu ferramentas de auxílio ao credenciamento de cursos a serem elaborados pela nossa Escola, mas trouxe noções básicas sobre conhecimento e competências, situando a aprendizagem no contexto da modernidade. É essencial que nós professores estejamos preparados para trabalhar com uma nova formatação de cursos, que tem como foco a integração entre conhecimentos teóricos e práticos”, destacou a juíza.

A próxima edição será realizada em Brasília e reunirá magistrados formadores e servidores que atuam nas escolas de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG).

Com informações da Comunicação ESM/AJURIS