Magistrados e servidores iniciam curso de formação promovido pela Enfam

Começou nesta quarta-feira (4) o Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília. Com carga de 24 horas-aula, a ação formativa segue até sexta-feira (6). O curso tem o objetivo de organizar as aulas vinculadas aos programas de formação inicial e continuada […]

Começou nesta quarta-feira (4) o Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília. Com carga de 24 horas-aula, a ação formativa segue até sexta-feira (6).

O curso tem o objetivo de organizar as aulas vinculadas aos programas de formação inicial e continuada de magistrados, desenvolvendo um planejamento que atenda às especificidades da formação profissional de magistrados e que articule com os elementos teóricos, metodológicos e pedagógicos propostos pela Enfam.

A ação educacional foi dividida em duas turmas. Uma é destinada a formadores de instrutores de mediação judicial – indicados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) –, e a outra tem como participantes magistrados e servidores que atuam como formadores nas Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).

Durante a formação, os participantes serão situados em relação às competências necessárias para a atuação docente, tendo contato com os fundamentos didático-pedagógicos básicos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam – necessários para o desenvolvimento de estratégias e procedimentos de ensino que utilizam metodologias ativas e colaborativas.

Na oportunidade, serão abordados os seguintes temas: O Desenvolvimento da Formação de Magistrados; A Docência no Contexto da Magistratura; Especificidades do Ensino e da Aprendizagem; As Diretrizes Pedagógicas da Enfam e o Processo de Ensino Orientado para o Desenvolvimento de Competências; O Planejamento da Aula – Organização do Trabalho Pedagógico; e Análise do Trabalho Docente a Partir de Princípios Pedagógicos.

Na turma de mediação, atuarão como formadores o desembargador Roberto Portugal Bacellar, do TJPR; a juíza Taís Schilling Ferraz, do TRF da 4ª Região; e Erisevelton Lima, pedagogo da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Serão docentes da turma das escolas eleitorais: a juíza Cíntia Menezes, do TRF da 5ª Região; a juíza Rita de Cassia, formadora pela Enfam; e a pedagoga e coordenadora de ensino e pesquisa da Enfam, Marizete da Silva.

Confira mais fotos no Flickr da Enfam.