Foi aberto hoje, pela manhã, o I Curso de Formação de Formadores – Conhecimentos Básicos para Práticas Docentes, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e destinado a professores que atuam em cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados. A solenidade de abertura do encontro, realizada no auditório do edifício sede […]
Foi aberto hoje, pela manhã, o I Curso de Formação de Formadores – Conhecimentos Básicos para Práticas Docentes, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e destinado a professores que atuam em cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados.
A solenidade de abertura do encontro, realizada no auditório do edifício sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), foi coordenada pelo secretário da Enfam, Armando de Araújo Cardoso, que deu as boas vindas aos participantes em nome dos ministros Cesar Rocha e Gilson Dipp, diretor geral e vice-diretor da escola, respectivamente.
Fizeram parte da mesa de abertura o coordenador de Ensino, Antonio Matoso Filho, e os professores Marlucia Ferraz Moulin, Anelice da Silva Batista, Kátia Augusto Pinheiro da Silva, Lívia Freitas Borges e Marcelo Conforto. O curso terá o encerramento pedagógico na próxima quinta-feira pela juíza federal, Germana de Oliveira Moraes, conselheira do Enfam.
Para Antonio Matoso, a realização do I Curso de Formação de Formadores é um antigo sonho que começa a se concretizar com vistas ao aperfeiçoamento do instrutor tendo como principal objetivo a modernização da Justiça em um país transformador. Os outros integrantes da mesa também enalteceram a importância do evento e agradeceram a presença de magistrados e técnicos de todos os estados que deixaram o seu ambiente de trabalho em busca de aprimorar o saber teórico.
Segundo a professora Anelice da Silva Batista, a postura humanizadora de se interessar pelo outro é importante para que a Justiça funcione melhor. E que a expectativa de boas trocas, ao longo da semana, permitirá que o exercício do ensino e da aprendizagem ocorra em mão dupla: ensinando e aprendendo ao mesmo tempo.
Já a professora Kátia Augusto Pinheiro da Silva afirmou que o papel do formador é muito mais que a do domínio do conteúdo, pois dominar o conteúdo não é ensinar. “É preciso saber e passar a informação para o outro”, ressaltou. O mesmo pensamento também foi manifestado pela professora Lívia Freitas Borges, ao acrescentar que o grande desafio do formador é fazer com que a informação se transforme em conhecimento.
Até a próxima sexta-feira, os 96 participantes do curso serão atualizados com base nos fundamentos básicos da prática docente, incluindo abordagens teóricas e simulações de atividades práticas, com procedimentos didáticos e metodológicos apropriados à finalidade. O curso tem carga horária de 31 horas.