Magistrados se reúnem para pedir maior prioridade aos Juizados Especiais

A cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, vai abrigar a 33ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais, entre os próximos dias 22 e 24 de maio. O tema do encontro será Juizado Especiais: Prioridade dos Tribunais e terá a participação de ministros dos Tribunais Superiores, autoridades do Executivo e dirigentes da magistratura e da […]

A cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, vai abrigar a 33ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais, entre os próximos dias 22 e 24 de maio. O tema do encontro será Juizado Especiais: Prioridade dos Tribunais e terá a participação de ministros dos Tribunais Superiores, autoridades do Executivo e dirigentes da magistratura e da advocacia.

A questão dos Juizados Especiais tem tido grande destaque nas capacitações promovidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam). O tema é considerado prioritário em função das características dos juizados como a gratuidade, agilidade e eficácia – o que assegura uma melhor prestação jurisdicional à população de baixa renda.

O juiz auxiliar da Enfam, Ricardo Chimenti, é um entusiasta do trabalho dos juizados especiais e participará do XXXIII FONAJE comando um dos quatro Grupos de Trabalho do encontro: Turmas Recursais e Uniformização Estadual. “Os resultados obtidos pelos juizados são excelentes e apontam caminhos mais simples e eficazes para a Justiça brasileira”, afirmou.

Magistrados interessados em participar do encontro devem encaminhar mensagem para o e-mail propostaenunciadofonaje33@tjmt.jus.br .