Ministro Cesar Rocha abre novo encontro de diretores de escolas da magistratura e empossa novos conselheiros da Enfam

Diretor-geral da Enfam, o ministro Cesar Asfor Rocha abre na próxima quarta-feira, dia 28, às 11 horas, mais um Encontro de Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas da Magistratura, o terceiro de sua gestão. Na oportunidade, o secretário da Escola, Francisco Paulo Soares Lopes, coordenará a apresentação conjunta do planejamento estratégico da instituição e das […]

Diretor-geral da Enfam, o ministro Cesar Asfor Rocha abre na próxima quarta-feira, dia 28, às 11 horas, mais um Encontro de Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas da Magistratura, o terceiro de sua gestão. Na oportunidade, o secretário da Escola, Francisco Paulo Soares Lopes, coordenará a apresentação conjunta do planejamento estratégico da instituição e das demais escolas para o próximo quinquênio. Também serão debatidos o modelo pedagógico da Enfam e o novo curso de Formação de Formadores. Antes da abertura solene, o ministro presidirá sessão do Conselho Superior da Escola, ocasião em que dará posse aos ministros Teori Albino Zavascki e Castro Meira como novos conselheiros da instituição.

O encontro terá participação de diretores e coordenadores de 32 escolas estaduais e federais de magistratura e será realizado até o fim da tarde de quinta-feira, no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF). Além de debates técnicos relativos ao planejamento das escolas, o encontro contará com palestras de representantes da Escola de Magistratura da França (ENM), uma das mais importantes parceiras da Enfam no cenário internacional. A discussão sobre planejamento estratégico foi iniciada em junho passado.

A proposta objetiva aprimorar a seleção e promover a formação continuada e aperfeiçoamento do magistrado, de forma a contribuir para uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva, bem como fomentar a produção acadêmica e a interação, a cooperação e troca de experiências entre as escolas de magistratura do Brasil e as estrangeiras. Ao longo da reunião, diretores e coordenadores das escolas da magistratura deverão avaliar e consolidar as sugestões apresentadas. Em síntese, o propósito da Enfam é unir esforços no sentido de planejar e integrar o ensino jurídico, de forma a mantê-lo firme, independentemente das circunstâncias e dos momentos. As propostas analisadas serão compiladas em um documento final, cujo conteúdo será apreciado oportunamente pelo Conselho Superior da Enfam.