Ministro Noronha reúne equipe da Enfam e estabelece diretrizes de trabalho

O ministro João Otávio de Noronha, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), traçou as diretrizes de trabalho para os próximos dois anos da sua gestão à frente da escola em reunião com toda a equipe de coordenadores e servidores. Na oportunidade, o ministro destacou como uma das diretrizes a ampliação […]

O ministro João Otávio de Noronha, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), traçou as diretrizes de trabalho para os próximos dois anos da sua gestão à frente da escola em reunião com toda a equipe de coordenadores e servidores.

Na oportunidade, o ministro destacou como uma das diretrizes a ampliação nas matérias no curso de formação inicial dos magistrados. Pretende estruturar a instituição administrativa e pedagogicamente para os próximos anos  com projetos e programas que tragam resultados efetivos à excelência na formação e aperfeiçoamento dos juízes.

Para o ministro, atualmente o juiz precisa decidir rápido, pois “o juiz moderno não é aquele que profere uma sentença de vinte laudas, mas aquele que entrega a prestação jurisdicional de maneira clara e eficaz”. Um exemplo seria a ampliação do horizonte da visão do juiz sobre a  repercussão das suas decisões”.

O ministro relatou que teve a oportunidade de visitar escolas da magistratura em diversos países a convite do ministro Sálvio de Figueiredo e cita como modelos exemplares escolas judiciais da Itália, França e Japão.

Equipe

Para conduzir os projetos e programas o ministro contará com uma equipe de profissionais experientes nas suas respectivas áreas de atuação, a saber:

Juiz Paulo de Tarso Tamburini – Secretário-Geral

Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2009/2011), onde havia atuado como juiz auxiliar da presidência e da Corregedoria Nacional de Justiça, e finalmente na presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Maria Raimunda Mendes da Veiga – Secretária-Executiva

Servidora do Superior do Tribunal de Justiça,  exerceu os cargos de secretária de Gestão de Pessoas e secretária do Centro de Estudos Judiciais do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF).

Marizete da Silva Oliveira – Coordenadora de Ensino e Pesquisa

Márcia de Carvalho – Coordenadora de Administração e Finanças

Luiz Otávio Borges de Moura – Coordenador de Planejamento Estratégico

Gustavo Sanches – Coordenador de Tecnologia da Informação

Deuza Lopes – Comunicação Institucional

Roberto Dalledoni Machado Filho – Assessor Jurídico

José Eduardo Rodriguez Lampreia – Assessor de Relações Internacionais