Nova Conselheira da Enfam já foi Secretária de Educação do Recife

Com vasta experiência tanto na magistratura quanto na educação, a desembargadora Margarida Cantarelli, do Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5), pretende ajudar a ampliar a formação dos juízes brasileiros como nova conselheira da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo. Eleita por aclamação pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça […]

Com vasta experiência tanto na magistratura quanto na educação, a desembargadora Margarida Cantarelli, do Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5), pretende ajudar a ampliar a formação dos juízes brasileiros como nova conselheira da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo. Eleita por aclamação pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cantarelli representará a Justiça Federal no Conselho Superior da Enfam pelos próximos dois anos.

A desembargadora tem pensamento afinado com as ideias da diretora-geral da Enfam, ministra Eliana Calmon, quanto à necessidade de qualificação dos magistrados para atuarem como agentes políticos no cenário institucional brasileiro. “Acredito que os juízes, sobretudo os mais jovens, vêm de um escola que valoriza muito o Direito positivo. Para ser magistrado, é preciso estar além da letra fria da lei e não ficar preso às amarras do positivismo. É preciso conhecer o entorno das cortes, compreender o lado social ligado à atividade da magistratura”, afirmou.

Margarida Cantarelli tem longa experiência na área educacional. Além de ter sido por duas vezes diretora-geral da Escola da Magistratura do TRF5, a desembargadora já foi secretária de Educação da Prefeitura do Recife entre 1997 e 1999, na gestão de Roberto Magalhães, e também chefe de gabinete do então ministro da Educação Marco Maciel, no início dos anos 1990.

Já se candidatou ao Senado em 1986 e foi filiada aos antigos partidos Arena, PDS e PFL. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professora de mestrado e doutorado de Direito Internacional Público na mesma instituição. Autora de artigos científicos e livros, Margarida Cantarelli é a atual diretora do Instituto Arquitetônico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP).