Nova turma regional do curso de Formação de Formadores será em São Paulo

No período de 6 a 8 de junho, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com o apoio da Escola Paulista da Magistratura (EPM), realizará mais uma turma do curso de Formação de Formadores, nível 1, módulo 1, modelo 2017. Foram oferecidas vagas para magistrados estaduais e federais da região Sudeste (SP, […]

No período de 6 a 8 de junho, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com o apoio da Escola Paulista da Magistratura (EPM), realizará mais uma turma do curso de Formação de Formadores, nível 1, módulo 1, modelo 2017. Foram oferecidas vagas para magistrados estaduais e federais da região Sudeste (SP, RJ, MG e ES).

Durante os três dias, os magistrados terão aulas com as seguintes abordagens: O desenvolvimento da formação de Magistrados; A docência no contexto da magistratura; Especificidades do ensino e da aprendizagem; As Diretrizes Pedagógicas da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências; O Planejamento da Aula – organização do trabalho pedagógico; e Análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos.

Módulos

O curso conta com três etapas obrigatórias. A primeira é presencial, com carga horária de 24 horas, e envolve as bases da atividade de ensino e de aprendizagem; a segunda está estruturada em um módulo de 40 horas, desenvolvido na modalidade de educação a distância, e busca a sedimentação da base teórica e sua aplicação; a terceira e última etapa é presencial, planejada em 16 horas, e visa a sistematização do processo. Essa última etapa será realizada em Brasília, nos dias 5 e 6 de setembro, e reunirá três turmas regionais.

A formação de formadores tem como objetivo geral desenvolver competências relacionadas à atuação docente no contexto da magistratura. Além disso, possui como objetivos específicos: situar as competências necessárias para a atuação docente; conhecer e aplicar na ação docente os fundamentos didático-pedagógicos básicos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam; organizar o planejamento de ações educativas e de aulas, com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos; entre outros.