Novos juízes de Minas Gerais iniciam curso de formação

O secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desembargador Fernando Cerqueira, proferiu a palestra de abertura do 12º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O curso tem a participação de 20 novos juízes e é realizado pela Escola Judicial […]

O secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desembargador Fernando Cerqueira, proferiu a palestra de abertura do 12º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O curso tem a participação de 20 novos juízes e é realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

“Hoje, concretamente, inicia-se uma carreira”, comemorou o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho. “É tempo de aplicar, concretamente, o conhecimento acumulado e buscar aprimorá-lo sempre, de modo a contribuir, ativa e efetivamente, para a construção de um mundo melhor”, disse. O desembargador ressaltou ainda que, a partir deste dia, os magistrados passam a integrar e exercer um Poder do Estado, com todo o peso da responsabilidade que a condição envolve.

O curso segue até 28 de junho e irá abordar diversos aspectos relacionados à prática da magistratura. Os novos juízes foram aprovados no concurso público cujo edital foi publicado em novembro de 2013. As provas foram realizadas em 2014. Ao todo, 75 bacharéis foram aprovados, de um total de 5.538 pessoas inscritas.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra, além do desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, o secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira, representando o diretor-geral da escola, ministro Humberto Martins; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, representando o presidente do órgão, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes; o corregedor de justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; o ex-presidente do TJMG e coordenador pedagógico da Ejef, desembargador José Fernandes Filho; o ex-presidente do TJMG e superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), desembargador Lúcio Urbano Silva Martins; o ex-presidente do TJMG desembargador Sérgio Antônio de Resende; o superintendente adjunto da Ejef, desembargador Geraldo Saldanha da Fonseca; e o juiz José Martinho Nunes Coelho, representando o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG