Oficina de Avaliação e Planejamento recebe 70 magistrados

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, nos dias 12 e 13 de dezembro, a Oficina de Avaliação e de Planejamento do trabalho dos formadores da Formação Inicial – Módulo Nacional. A ação formativa, com 20 horas aula, é destinada a 70 magistrados e terá equivalência à Formação de Formadores – Nível […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, nos dias 12 e 13 de dezembro, a Oficina de Avaliação e de Planejamento do trabalho dos formadores da Formação Inicial – Módulo Nacional. A ação formativa, com 20 horas aula, é destinada a 70 magistrados e terá equivalência à Formação de Formadores – Nível 2 – Aperfeiçoamento do Trabalho Docente.

O evento tem o objetivo de sistematizar, de forma coletiva, o plano de aulas com temas que integram a formação inicial, de acordo com as diretrizes da Enfam, bem como os resultados de avaliações realizadas em 2019. A partir da sistematização, será estruturado um plano de ensino de forma interdisciplinar e em conformidade com os objetivos pedagógicos e ementas do curso.

A proposta metodológica visa à articulação entre teoria e prática, considerando que, na organização do trabalho pedagógico, a prática deve ser vista como elemento de reflexividade, análise e reconfiguração de ações e estratégias. Assim, devem ser implementadas novas práticas em prol de melhorias na oferta de serviços da Enfam, proporcionando aprendizagem profissional e, consequentemente, fortalecimento das atividades jurisdicionais.

No início do curso, além da apresentação da equipe Enfam e dos Formadores do Módulo Nacional, a Coordenação Pedagógica passou orientações gerais acerca da formação que foi tema do encontro.

Oficinas

Nos dois dias de atividades, foram realizadas oficinas para definição das ementas e planos de atividades para 2020. Os magistrados foram divididos em grupos, de acordo com a área de especialidade de cada um.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Lecey, destacou a relevância de a elaboração ser feita coletivamente. “A importância de ter ementas e planos de curso feitos de forma coletiva entre os formadores de cada disciplina é para que possa ser elaborado um plano de aula comum. Isso facilita para o desenvolvimento da aula”, destacou.

No último dia da ação formativa, a coordenação pedagógica, juntamente com os demais participantes, analisou as propostas de aulas apresentadas pelos grupos e deu sugestões. O encontro foi encerrado com a avaliação do trabalho educativo da Enfam em 2019 e a análise das propostas de ações estratégicas para as atividades em 2020.