Pensamento Sistêmico é tema do sexto vídeo da série Degustação do Mestrado da Enfam

Disponibilizado às terças e quintas, o conteúdo pode ser encontrado no canal da Escola no YouTube

Juízas alunas da primeira turma do Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) apresentaram o tema Pensamento Sistêmico durante o evento Degustação do Mestrado, realizado em setembro deste ano. Carmen Lucia R. Ramajo e Cláudia Catafesta, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), explicaram o assunto, que esteve entre os mais relevantes abordados durante o curso. O sexto vídeo da série já está disponível no canal da Enfam no YouTube.

De acordo com a juíza Cláudia Catafesta, o pensamento sistêmico está relacionado a uma das habilidades que a magistrada e o magistrado devem ter: entender o contexto em que os indivíduos estão inseridos para, assim, propor e pensar em soluções para os problemas presentes nas realidades locais. “A gente parte de uma lógica mais mecanicista, cartesiana, de causa e efeito, linear, para um pensamento ou uma visão sistêmica, que pensa no todo, na interconexão e nas múltiplas interferências que uma parte faz em relação às outras”, disse a juíza Cláudia Catafesta.  

A juíza Carmen Lúcia Ramajo trouxe um exemplo prático de como pensar sistemicamente, observando os fenômenos da vida sem se ater a uma metodologia, a uma abordagem de pensamento linear. “Acredito que todos, em alguma medida, tiveram pensamentos sistêmicos, porque é uma nova forma de ver as inter-relações, focando nas relações e nos eventos, não na pessoa ou no fato em si”, explicou a magistrada.

Ficou interessado? Acesse a página do Mestrado Profissional da Enfam, com área de concentração em Direito e Poder Judiciário.  

Degustação Mestrado ENFAM | Carmen Lucia Ramajo e Cláudia Catafesta – Juízas do TJPR

Confira a apresentação das juízas Carmen Lucia Ramajo e Cláudia Catafesta, ambas do Tribunal de Justiça do Paraná, sobre Pensamento Sistêmico. Este foi um dos assuntos mais relevantes tratados durante o curso.