Membros do Conselho Superior da Enfam são empossados

Desembargadores José Maria Câmara Júnior e Rosimayre Gonçalves de Carvalho assumiram o cargo

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, nesta segunda-feira (4), a solenidade de posse de membros do Conselho Superior da instituição. Em cerimônia realizada na sede da Escola, a desembargadora federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), foi empossada como conselheira, e o desembargador José Maria Câmara Júnior, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), reconduzido ao mesmo cargo. O mandato tem duração de dois anos, com possibilidade de recondução por igual período.

A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral da Escola, ministro Benedito Gonçalves. Após a posse, a desembargadora Rosimeyre Carvalho agradeceu a escolha do seu nome para ocupar o cargo e expressou a honra que sentiu ao ter essa nova atribuição. “Recebi com profunda gratidão e humildade a minha nomeação. Essa honrosa missão me enche de entusiasmo e responsabilidade porque é uma oportunidade de contribuir de forma dedicada para o aperfeiçoamento da nossa magistratura, fortalecendo as bases de uma Justiça mais eficaz e humanizada”, destacou.

Já o desembargador Câmara Júnior também manifestou agradecimento por mais um período como conselheiro, que se renovou nesta ocasião. Registrou agradecimento também à equipe Enfam e destacou a parceria que a Escola tem com a Escola Paulista da Magistratura (EPM).  “Agradeço a minha recondução como conselheiro para colaborar com a Escola Nacional no cumprimento de sua missão institucional”, disse.

O ministro Benedito ressaltou que a Escola está empenhada em oferecer aperfeiçoamento a magistrados, principalmente diante dos novos tempos, das novas ferramentas jurídicas e de novos embates. “As escolas federais e estaduais estão unidas nesse propósito: além de aperfeiçoamento na parte técnica, a Enfam está muito preocupada com a formação ética, considerando também novas ferramentas e os direitos humanos. Tenho certeza de que a experiência dos dois desembargadores empossados muito nos auxiliará nessa missão, juntamente com os atuais conselheiros”, observou.

Medalha de mérito em educação judicial
Durante a solenidade, também houve a outorga da medalha de mérito em Educação Judicial Desembargador Mario Albiani, concedida pela Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia ao ministro Benedito Gonçalves, em reconhecimento à sua relevante contribuição para a formação e o aperfeiçoamento da magistratura nacional. A entrega da homenagem foi feita pelo desembargador Jatahy Júnior, diretor da escola baiana.

“Ao conceder a medalha, ressaltamos não apenas a existência da carreira de um magistrado que sempre se dedicou ao Direito e hoje, de forma brilhante, ocupa o cargo de ministro do STJ. Reconhecemos também o seu compromisso inegociável com a formação continuada e a valorização da educação como pilar de uma justiça mais eficiente, humana e acessível”, concluiu o desembargador Jatahy Júnior.

04/08/2025 I Solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Superior da Enfam I Brasília/DF