Desde 2022, mais de 20 profissionais contribuíram em áreas como publicações, comunicação e gestão arquivística e de dados
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) mantém diversos acordos de cooperação internacional, para promover a melhoria contínua do ensino voltado à magistratura. Entre as instituições parceiras está o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Desde o início do projeto Formação Judicial Qualitativa, realizado em parceria com o PNUD, foram realizadas nove consultorias, uma Carta Acordo com a Universidade de Brasília (UnB) e mais de 20 profissionais contribuíram com as atividades desenvolvidas em conjunto. Entre as áreas contempladas, destacam-se: planejamento e desenvolvimento de ações educacionais, comunicação, publicações, secretaria administrativa, gestão arquivística e gestão de dados.
Em relação às consultorias, em 2022 houve enfoque no desenvolvimento da estrutura organizacional dos programas de pós-graduação da Escola, para análise e proposta de linhas editoriais das publicações desenvolvidas, assessoramento técnico dos processos de gestão estratégica da Enfam e para construção e implementação de estrutura eficiente e sustentável nos programas de pós-graduação.
Já em 2023, a Enfam contratou, por meio do projeto, consultorias para: elaboração de diagnóstico de acessibilidade arquitetônica, desenvolvimento de metodologia de autoavaliação institucional, metodologias e instrumentos de avaliação de reação dos programas de formação e aperfeiçoamento realizados, e proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Sobre o Formação Judicial Qualitativa, o projeto busca fortalecer as capacidades de gestão e de inovação nas ações promovidas pela Escola, buscando uma prestação jurisdicional mais efetiva. Acesse https://www.enfam.jus.br/institucional/cooperacao/internacional/ e saiba mais.