Formação Continuada

Pesquisa-Ação (Teoria e Prática)

Iniciado em dezembro de 2012, o projeto tem como propósito reunir conhecimentos acerca da realidade fática, em especial das principais dificuldades enfrentadas pelas unidades judiciárias e suas respectivas secretarias, com a experiência profissional e acadêmica. Para atingir os objetivos traçados, são instituídos mecanismos de cooperação e compartilhamento de recursos materiais e humanos.

 

Cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD)

Com o objetivo de atingir a missão conferida pela Emenda Constitucional nº 45/2004, a Enfam tem desenvolvido ações educacionais voltadas ao aperfeiçoamento da atividade judicante por meio do compartilhamento de conhecimentos. Para tanto, são instituídos grupos de trabalho para o desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento para magistrados, na modalidade de ensino a distância, em temas diversos, sempre vinculados à atuação jurisdicional.

 

Juízes Leigos e Togados – Medidas de Aprimoramento dos Serviços Prestados aos Juizados Especiais

Esta ação tem por objetivo capacitar, articuladamente, juízes togados e leigos (selecionados pelo Tribunal de Justiça dentre advogados com mais de dois anos de experiência) com vistas a estabelecer medidas de aprimoramento dos serviços prestados aos Juizados Especiais. Promover a integração entre juízes togados e leigos por meio da conscientização sobre a relevância da atividade judicante de forma alinhada, com ações de colaboração entre os profissionais, de modo a imprimir celeridade aos trabalhos desenvolvidos por tais agentes e, consequentemente, aperfeiçoar os serviços prestados pelo Sistema de Juizados Especiais, em consonância com os ditames trazidos pela Resolução CNJ nº 174/2013.