Participação virtual será aberta ao público, mediante inscrição prévia
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) sediará o II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito. Será no dia 4 de novembro, no auditório desembargador Eládio Lecey, com atividades programadas das 9h às 17h. A iniciativa é aberta ao público externo, que poderá acompanhar os trabalhos por meio de transmissão ao vivo no canal da Enfam no YouTube. As pessoas interessadas devem realizar inscrição online.
A organização do evento é uma colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Enfam e o Programa de Pós-Graduação em Direito Público (PPGDP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A comissão organizadora é composta por docentes de ambas as instituições, incluindo Fabrício Castagna Lunardi (PPGD-Enfam), Saulo de Oliveira Pinto Coelho (PPGDP-UFG), Taís Schiling Ferraz (PPGD-Enfam) e Gaspar Alexandre Machado de Sousa (PPGDP-UFG).
O objetivo do seminário é estabelecer uma interlocução contínua entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os programas de pós-graduação profissionais na área do Direito. Essa interação se torna relevante, especialmente, em vista da nova Ficha de Avaliação da Capes, instrumento que estabelece os critérios para a análise e o reconhecimento da qualidade dos programas. Além disso, o encontro visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre professores permanentes e alunos desses programas. O foco está na discussão sobre as produções científicas e técnicas desenvolvidas, contribuindo para a qualificação e o aprimoramento dessas atividades no campo jurídico.
Programação
O II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito iniciará às 9h com a mesa de abertura, seguida pela palestra de abertura às 9h40, que abordará as perspectivas da nova Avaliação da Capes para programas profissionais e o impacto social. A programação prossegue com painéis temáticos: às 10h10, sobre a nova Ficha de Avaliação da Área do Direito; às 11h10, sobre Pesquisa Aplicada em Direito. Após o intervalo, as discussões recomeçam às 14h com o painel sobre Metodologia e Práticas de Pesquisa Inovadoras, e às 15h, sobre Metodologia Jurídica, Interdisciplinaridade e Internacionalização. Às 16h, o último painel é voltado para o Produto Técnico ou Tecnológico como resultado de pesquisa jurídica profissional, culminando no encerramento às 17h.