Secretária-executiva da Enfam participa de evento sobre administração da Justiça

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), promove nos próximos dias 13 e 14 o seminário Atualidade e Futuro da Administração da Justiça com o objetivo de debater questões relevantes para o futuro da Justiça brasileira. Os painéis e palestras do seminário foram concebidos a partir de questionamentos importantes tais […]

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), promove nos próximos dias 13 e 14 o seminário Atualidade e Futuro da Administração da Justiça com o objetivo de debater questões relevantes para o futuro da Justiça brasileira.

Os painéis e palestras do seminário foram concebidos a partir de questionamentos importantes tais como: Como está a administração judiciária no mundo? A inteligência artificial pode ser utilizada para tornar a justiça mais eficiente? A gestão interna do Judiciário pode ser mais participativa? As redes sociais aproximam a sociedade do Judiciário?

O evento que se propõe debater as mudanças da Justiça e de sua gestão no mundo contemporâneo será aberto pelo presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose. O painel “Administração da Justiça no mundo: Quais as tendências e desafios da gestão?” reunirá Gilson Dipp, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o chileno Jaime Arellano Quintana, diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas (CEJA); e o alemão Thomas Fischer, magistrado do Supremo Tribunal Federal em Karlsruhe.

O seminário contará com a presença de magistrados e especialistas como Rai Veiga, secretária-executiva da Escola Nacional da Magistratura (Enfam), Jeremy Fogel, diretor do Centro da Justiça Federal dos Estados Unidos da América e Catherine Grosjean, membro da Escola Nacional de Magistratura da França.

Rai Veiga destaca que a coordenação do seminário demonstra uma grande sensibilidade, aliada a uma visão estratégica, quando insere na discussão sobre gestão do Poder Judiciário um painel dedicado à formação e capacitação, trazendo experiências bem sucedidas em outros países para interagir com nossa realidade e buscar respostas para as questões que nos são colocadas pela atualidade. “A importância das pessoas dentro das instituições do Judiciário somente será verdadeiramente reconhecida quando se colocarem a formação e a capacitação de magistrados e servidores como uma de suas prioridades estratégicas”, afirma.

Organizado em conjunto pela Escola de Magistratura (Emagis) do TRF4 e pelo Centro de Educação Corporativa de Servidores da Justiça Federal de 1º e 2º Graus da 4ª Região (Ceducorp), o seminário ocorre pelo segundo ano consecutivo.

Com informações do TRF4