Técnicas que priorizam a prática são destaque em curso de magistrados formadores

A utilização de métodos como a simulação, que prioriza a prática, integrada à teoria, foi destaque no curso Formação de Formadores – Teoria e Prática do Planejamento de Ensino. Essa é mais uma ação de capacitação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) no sentido de aperfeiçoar as competências do magistrado formador de […]

A utilização de métodos como a simulação, que prioriza a prática, integrada à teoria, foi destaque no curso Formação de Formadores – Teoria e Prática do Planejamento de Ensino. Essa é mais uma ação de capacitação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) no sentido de aperfeiçoar as competências do magistrado formador de outros juízes.

bacellarO objetivo da Enfam é oferecer aos participantes fundamentos básicos e instrumentos para a elaboração de planos de curso e de aulas voltados para a formação inicial e continuada da magistratura brasileira. Para o coordenador, desembargador Roberto Bacellar, o curso está pronto para ser realizado em todo o Brasil e traz um diferencial. “Nós estamos saindo daquela aula tradicional, que era só expositiva, para uma aula com métodos ativos, onde o aluno é o principal protagonista e o professor é um facilitador do conhecimento”, destacou.

Uma das técnicas aplicadas nesse contexto prático é a simulação, que segundo Roberto Bacellar, “proporciona ao juiz vivenciar situações num espaço próprio, de sala de aula, para que quando em contato com a realidade dos fatos para defender os direitos das pessoas com humanismo, ele possa bem desempenhar essa atividade em prol da sociedade”, ressaltou.

O juiz federal João Batista Lazzari participou, pela primeira vez, como colaborador da Enfam. O formador afirmou que as novas estratégias didáticas proporcionam uma quebra de paradigmas, que constroem um movimento de mudança na educação judicial. “A simulação, por exemplo, traz muita segurança ao juiz, porque no momento em que se simula uma audiência com uma série de obstáculos e de questões não previstas, naquele momento ele percebe como reagiria e o que precisaria trabalhar para seguir o melhor caminho de atuação”, acrescentou o juiz Lazzari.

Na avaliação de Rai Veiga, secretária executiva da Enfam, o curso realizado dos dias 22 a 24 atendeu às expectativas da Escola. “É muito gratificante ver que ao final dos três dias de curso os magistrados saem com a capacidade de elaborar um planejamento voltado para o desenvolvimento de competências, compreendendo e utilizando os métodos ativos e a avaliação como processo formativo. É um excelente inicio de um percurso que o formador deve seguir para buscar sua profissionalização como docente. E a Enfam vem disponibilizando ações que dão continuidade a essa formação”, concluiu Rai Veiga.

Nessa segunda edição do curso, atuaram como formadores o desembargador Roberto Portugal Bacellar, coordenador; o juiz de Direito José Henrique Rodrigues Torres; a secretária executiva da Enfam Maria Raimunda Mendes da Veiga e a coordenadora pedagógica Marizete da Silva Oliveira, além do professor Erisevelton Silva Lima.