Enfam é responsável pelo treinamento de juízas e juízes que tomaram posse recentemente
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou nesta semana, de 1º a 5 de julho, o módulo nacional de formação inicial para 104 magistradas e magistrados do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). O curso, com carga horária de 40 horas, aconteceu na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), em São Paulo.
O conteúdo da formação tem enfoque ético e humanístico e aborda temas como: questões raciais e de gênero; inovação tecnológica e Poder Judiciário; justiça restaurativa; o Poder Judiciário e o Direito Indígena.
O secretário-geral da Enfam, juiz federal Rodrigo Gonçalves de Souza, participou da abertura e ressaltou que a Escola completa 20 anos em 2024. Também presente, o desembargador federal Alessandro Diaferia destacou a qualidade e excelência das aulas ministradas. O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), José Henrique Rodrigues Torres, realizou palestra inaugural sobre O Juiz Contemporâneo.
A secretária-geral da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira, refletiu sobre as dificuldades da carreira, principalmente quanto à função de julgar o semelhante. “A incumbência que nos é conferida exige, para além do conhecimento do processo, o julgamento por meio do equilíbrio, da serenidade e da humildade”, concluiu.
Com informações do TRF3