7º Seminário Jurídico de Seguros reuniu especialistas no auditório do STJ

Evento ocorreu nesta quinta-feira

Fraudes na Saúde Suplementar; Seguros, Infraestrutura e Meio Ambiente; Código Civil e o Contrato de Seguro; e Desafios Regulatórios foram os temas discutidos na 7ª edição do Seminário Jurídico de Seguros. O evento ocorreu nesta quinta-feira (24) no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi organizado pela Revista Justiça & Cidadania, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e com o apoio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

O diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves, abriu o evento nesta manhã e disse que a Escola vê com grande entusiasmo a realização de iniciativas como esta. “Na Enfam, temos como uma das nossas principais diretrizes o incentivo ao diálogo constante entre a magistratura e outros setores da sociedade. Eventos como este proporcionam um espaço fundamental para este intercâmbio de ideias, permitindo que magistradas e magistrados, e outros profissionais do setor, reflitam juntos sobre os desafios regulatórios e jurídicos que se colocam diante de nós”, destacou.

Também na mesa, o procurador-geral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Daniel Tostes, reforçou a relevância de um ambiente cooperativo que possibilite diálogos importantes e soluções cada vez mais adequadas para problemas tão complexos. “Acredito que apenas a partir de uma cooperação entre todos os envolvidos possamos entregar à sociedade as expectativas que ela tanto merece. Que a gente consiga promover uma regulação cada vez mais atual, cada vez mais adequada para entregarmos juntos uma saúde de qualidade para todos os beneficiários da saúde suplementar”, observou.

O superintendente da Superintendência de Seguros Privados, Alessandro Octaviani, também falou sobre a importância de debates entre as instituições sobre o tema. “A regulação adequada aos desafios que enfrentamos só pode ser feita com muito diálogo”, disse. Já o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Dyogo Oliveira, afirmou que a saúde é um desafio mundial, e que a única solução para este grande desafio é a colaboração entre os setores público e privado. “Este evento é um espaço de diálogo, de discussão entre o setor privado e o setor público, entre o Judiciário, o Executivo, o Legislativo. É neste tipo de ambiente que nós vamos construir uma sociedade melhor, encontrar as boas soluções, permitir que este país tenha o desenvolvimento que ele merece”, refletiu.

O evento continuou durante toda esta quinta-feira. Entre os participantes, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Tribunal; Mauro Campbell Marques, Corregedor Nacional de Justiça; Isabel Gallotti, vice-diretora da Enfam; Raul Araújo; Marco Buzzi; Paulo Sérgio Domingues; e Gurgel de Faria. A ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral, também esteve presente.

24/10/2024 I  7ª edição do Seminário Jurídico de Seguros I Brasília/DF