Magistrados do TRF2 concluem curso de formação de formadores credenciado pela Enfam

Quatro magistrados do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) – com jurisdição no Rio de Janeiro e Espírito Santo – concluíram, na última semana, o curso “Formação de Formadores Desembargadores Federais” promovido pela Emarf, escola da magistratura vinculada ao órgão. Trata-se do primeiro curso restrito a desembargadores credenciado pela Escola Nacional de Formação e […]

Quatro magistrados do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) – com jurisdição no Rio de Janeiro e Espírito Santo – concluíram, na última semana, o curso “Formação de Formadores Desembargadores Federais” promovido pela Emarf, escola da magistratura vinculada ao órgão. Trata-se do primeiro curso restrito a desembargadores credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em 2017.

Com carga horária total de 24h – 10h presenciais e 14h na modalidade de ensino a distância –, o programa abordou temas voltados à capacitação de magistrados quanto aos aspectos pedagógicos da formação profissional de seus próprios pares.

O módulo presencial aconteceu na sala de aula da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), no Rio de Janeiro. Segundo o coordenador do curso, juiz federal Vladimir Vitovsky, essa etapa objetivou habilitar os desembargadores na elaboração e no desenvolvimento de planejamento de ensino, na aplicação das diretrizes pedagógicas da Enfam, no emprego de métodos ativos e na avaliação dos cursistas.

No ambiente virtual, os tópicos de estudo incluíram aspectos complementares da formação de formadores. “Discutimos o conceito de formação profissional na magistratura e o planejamento de ensino nesse contexto”, afirmou Vitovsky. Na avaliação do juiz federal, o evento foi bem-sucedido, tendo permitido aos participantes trocar informações relevantes sobre o tema.

O curso “Formação de Formadores Desembargadores Federais” da Emarf foi credenciado pela Enfam em junho de 2017. Os quatro magistrados capacitados na ação juntam-se a outros do TRF2 que já participaram de edições do curso “Formação de Formadores” da Enfam realizadas em Brasília e São Paulo.