Enfam reúne juízes do Nordeste para Formação de Formadores

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, até 26 de abril, o curso Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 – Módulo 1 (Nordeste 1 – CE, PB, PE, RN e 5ª Região). A ação formativa tem como objetivo fazer com que o participante adquira habilidades que resultem em uma atuação competente […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, até 26 de abril, o curso Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 – Módulo 1 (Nordeste 1 – CE, PB, PE, RN e 5ª Região).

A ação formativa tem como objetivo fazer com que o participante adquira habilidades que resultem em uma atuação competente como formador de magistrados. A formação é pedagógica, mas também é articulada com as questões da magistratura em âmbito geral.

No total, são três módulos que compõem o curso. O primeiro, que é realizado com o apoio da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), possui carga de 24 horas presenciais. Em seguida, os magistrados iniciarão o segundo módulo (40 horas-aula), na modalidade à distância, com a finalidade de aprofundar os elementos teóricos sinalizados no primeiro módulo. Por fim, o terceiro módulo, a ser realizado em Brasília, promoverá um encontro dos resultados obtidos nos módulos anteriores.

Segundo Erisevelton Lima, pedagogo da Enfam, os magistrados que já participaram desse curso sempre afirmam a eficácia da atividade formativa. “Eles [os magistrados] se dizem impactados, porque passam a ter uma nova visão da sala de aula, mesmo os magistrados que já atuam na docência”, disse.

O pedagogo também falou a respeito do curso. “O FOFO (Formação de Formadores) trabalha com outra perspectiva metodológica, que é o aprender fazendo, por meio de oficinas, simulações, dramatizações, entre outros, saindo da linha tradicionalista de apenas aulas expositivas”, explicou.

Confira mais fotos do curso no Flickr da Enfam.

Fonte: Esmarn