Evento foi aberto ao público e reuniu integrantes da magistratura, juristas, profissionais e estudantes de Direito nesta segunda-feira
A Caravana Nacional da Cooperação Judiciária foi realizada nesta segunda-feira (19), no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), com foco no debate sobre a litigância abusiva e em como combatê-la. Organizada pela Revista Justiça & Cidadania, com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Caravana foi aberta ao público e contou com a presença de magistrados, profissionais e estudantes de Direito.
A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar e capacitar os participantes, abordando os impactos da litigância abusiva na Justiça brasileira, além de mostrar como isso afeta o tempo de tramitação dos processos, eleva os custos do Judiciário e compromete a credibilidade do sistema judicial. A Caravana também buscou promover a Recomendação nº 159 do CNJ, que trata do combate à litigância abusiva e do uso qualificado do poder de cautela ampliado pela magistratura. Para auxiliar, um guia de boas práticas com diretrizes voltadas a identificar e enfrentar a litigância predatória foi distribuído durante o evento.
A Caravana fez parte da 6ª inspeção ordinária da Corregedoria Nacional de Justiça em 2025, que está sendo realizada no TJPR, entre os dias 19 e 23 de maio, pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.