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Marca da Formação de Formadores da Enfam

Desenvolvimento Docente – Nível 1, Módulo 2 – Angola

No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária.

A Enfam deu um passo histórico em sua trajetória internacional, iniciando em Luanda, capital de Angola, o primeiro curso de Formação de Formadores realizado fora do Brasil.

Homepage > Desenvolvimento Docente – Nível 1, Módulo 2 – Angola

agosto, 2025

Desenvolvimento Docente – Nível 1, Módulo 2 – Angola EaD Educação a Distância

04agoallday01setalldayDesenvolvimento Docente – Nível 1, Módulo 2 – AngolaFormação de Formadores

Detalhes do Evento

No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas

Detalhes do Evento

No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária.

A Enfam deu um passo histórico em sua trajetória internacional, iniciando em Luanda, capital de Angola, o primeiro curso de Formação de Formadores realizado fora do Brasil.

Tempo

Agosto 4 (Segunda-feira) - Setembro 1 (Segunda-feira)

Localização

EaD

Educação a Distância

CalendárioCalendário do Gmail

Objetivos

Objetivo Geral

Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.

Objetivos Específicos
1. Analisar aspectos orientadores do processo de ensino-aprendizagem e da prática educativa para desenvolver competências conforme a literatura educacional, os documentos orientadores da Enfam e da instituição onde a pessoa participante atua, observar as diretrizes e os fundamentos pedagógicos que orientam o planejamento e a realização das ações educativas e demonstrar compreensão de suas condições de aplicação em ações educativas.
2. Sistematizar justificativa da ação educativa, de forma colaborativa com a coordenação e/ou a equipe técnico-pedagógica, com explicitação da problematização, considerando a situação-problema e as competências a serem desenvolvidas com a prática educativa, identificada como solução para o problema detectado na prática.
3. Definir objetivos e conteúdo de aprendizagens que considerem o contexto de formação e as necessidades de aprendizagens, observando-se situações-problemas e, com base nelas, dimensões de competências a serem desenvolvidas.
4. Indicar proposta metodológica ativa, com estratégias, procedimentos, técnicas e recursos que demonstrem o percurso formativo, adotando fundamentos   didático-pedagógicos   pertinentes ao   desenvolvimento   profissional com foco nas situações/nas competências/nos objetivos e no conteúdo de aprendizagens ativas/significativas voltadas para a aplicação efetiva no trabalho.
5. Definir proposta avaliativa com estratégias, procedimentos   e   instrumentos   adequados   aos   processos   de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.

Público-alvo

Membros do Conselho Superior de Magistratura Judicial de Angola

Nº de vagas

30

Carga horária

40h

Conteúdos

Etapa 1 – Fundamentos para o processo de ensino-aprendizagem: Diretrizes Pedagógicas, conceito de competências e elaboração de situação-problema.

Etapa 2 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração da justificativa, competência de referência e objetivo geral.

Etapa 3 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração dos objetivos específicos e dos conteúdos.

Etapa 4 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração dos procedimentos metodológicos e avaliativos.

SCES - Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar
Prédio do Conselho da Justiça Federal (CJF)
Brasília - DF, Brasil CEP: 70.200-003
+55 (61) 3319-7700
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