Objetivo Geral
Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
Objetivos Específicos
1. Analisar aspectos orientadores do processo de ensino-aprendizagem e da prática educativa para desenvolver competências conforme a literatura educacional, os documentos orientadores da Enfam e da instituição onde a pessoa participante atua, observar as diretrizes e os fundamentos pedagógicos que orientam o planejamento e a realização das ações educativas e demonstrar compreensão de suas condições de aplicação em ações educativas.
2. Sistematizar justificativa da ação educativa, de forma colaborativa com a coordenação e/ou a equipe técnico-pedagógica, com explicitação da problematização, considerando a situação-problema e as competências a serem desenvolvidas com a prática educativa, identificada como solução para o problema detectado na prática.
3. Definir objetivos e conteúdo de aprendizagens que considerem o contexto de formação e as necessidades de aprendizagens, observando-se situações-problemas e, com base nelas, dimensões de competências a serem desenvolvidas.
4. Indicar proposta metodológica ativa, com estratégias, procedimentos, técnicas e recursos que demonstrem o percurso formativo, adotando fundamentos didático-pedagógicos pertinentes ao desenvolvimento profissional com foco nas situações/nas competências/nos objetivos e no conteúdo de aprendizagens ativas/significativas voltadas para a aplicação efetiva no trabalho.
5. Definir proposta avaliativa com estratégias, procedimentos e instrumentos adequados aos processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.