Enfam participa da Maratona de Inovação dos Juizados Especiais

Evento ocorre em Recife até sexta-feira

Começou nesta quarta-feira (10) e segue até sexta-feira (12) a JESPJAM Nacional – Maratona de Inovação dos Juizados Especiais, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), em Recife. A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está presente, representada pelo secretário-executivo, Leonardo Peter, e pelo secretário-geral, Ilan Presser.

Organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promovida pela Esmape, em parceria com o laboratório de inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (IDEIAS TJPE) e com a Coordenadoria dos Juizados Especiais do TJPE, a JESPJAM é uma maratona colaborativa de caráter nacional voltada à construção de soluções inovadoras para desafios concretos enfrentados nos juizados especiais. Durante os três dias, os participantes trabalham em equipes para desenvolver ideias práticas e aplicáveis, utilizando metodologias ágeis.

De acordo com o juiz José Faustino Macêdo, coordenador do Ideias, o instituto e a Esmape se uniram ao CNJ para realizar a JESPJAM a fim de engajar todo o ecossistema dos juizados especiais do Brasil. “Em 2025, a maratona nacional de inovação reúne juízes, servidores, advogados, estudantes, profissionais de TI e comunicação para pensarem juntos em soluções para transformar a Justiça e enfrentar os grandes desafios dos juizados”, afirmou.

Para o secretário-executivo da Enfam, Leonardo Peter, a participação da Escola reforça o compromisso com a excelência na formação da magistratura. “Acreditamos firmemente que a sinergia entre inovação, educação e capacitação é um dos pilares para o desenvolvimento contínuo e o aprimoramento dos profissionais que atuam no sistema de Justiça”, destacou.