Enfam realiza visita técnica à Esmagis-MT

Encontro promoveu diálogo institucional e alinhamento das ações educacionais

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, nesta quarta-feira (1º), uma visita técnica à Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). O encontro teve como objetivo promover o diálogo institucional e fortalecer o alinhamento pedagógico e administrativo das ações educacionais, conforme as diretrizes da Enfam e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).

No encontro, as equipes apresentaram os eixos que norteiam a atuação das instituições e compartilharam experiências em práticas pedagógicas e gestão educacional. A iniciativa, que já foi realizada em outras cidades do Brasil, reafirma o compromisso das escolas com a cooperação, o aprimoramento da formação de magistrados e a busca pela excelência na prestação jurisdicional.

O diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves, participou do encontro de forma virtual e destacou a relevância da integração e cooperação entre as escolas judiciais. “Nós transformamos a ideia normativa de fiscalização dos cursos iniciais, de formação e capacitação continuada. O que fazemos é esse contato para troca de informação e intercâmbio de ideias, ações extremamente importantes”, afirmou.

O ministro também ressaltou que as visitas técnicas têm gerado resultados concretos, como a redução da carga horária para credenciamento, além de outras melhorias implementadas por meio de projetos das escolas e da coleta de dados realizada durante os encontros.

O secretário-executivo da Enfam, Leonardo Peter da Silva, que participou presencialmente, avaliou de forma positiva o resultado da reunião. “Estamos levando muitas anotações, vários pleitos apresentados para serem analisados pela direção da Enfam, em conjunto com pleitos de outras escolas, para eventuais revisões normativas e eventuais futuros projetos em colaboração”, concluiu.

Com informações da Esmagis-MT.