Encontro ocorreu no gabinete da presidência do Tribunal
“Este é o momento mais importante da carreira de vocês. É o momento em que, após um concurso duríssimo, vocês abraçam a carreira mais importante do Estado”, disse o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin ao grupo de magistradas e magistrados recém-empossados que participam do Módulo Nacional de Formação Inicial nesta semana. O curso, oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), teve início na segunda-feira (13) e segue até sexta-feira (17).
A turma foi recebida pelo ministro no gabinete da presidência do Tribunal. Durante o discurso, ele reforçou a importância da magistratura para a sociedade e parabenizou os novos integrantes da carreira. “Ninguém tira de vocês a qualidade de ser juíza e juiz. E nós temos a missão constitucional de utilizar os nossos poderes para o bem”, disse. Herman Benjamin destacou que o momento é de celebração e de reconhecimento.
O diretor-geral da Escola, ministro Benedito Gonçalves, também prestigiou o encontro e destacou a parceria entre a Enfam e o STJ nas atividades desenvolvidas. “A Enfam agradece todo o apoio que tem recebido do presidente do Tribunal, em todos os sentidos”, afirmou.
Sobre a turma
O grupo é composto por 41 integrantes da magistratura recém-aprovados em concurso público para atuarem como juízes substitutos, sendo 29 no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), 9 no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e 3 no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Durante a semana, participarão de aulas na Enfam sobre temas como Controle de Convencionalidade, Questões de Gênero e Raciais; Sistema Carcerário; Direito Ambiental e Mudanças Climáticas; e Povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas.
