Encontro promoveu um diálogo entre a Capes e os programas de pós-graduação profissionais em Direito
O Programa de Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário (PPGDP) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com o PPGDP da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou no dia 4 de novembro o II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito. O encontro ocorreu no auditório da Escola, com transmissão pelo YouTube.
O seminário teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os programas de pós-graduação profissionais em Direito. Além disso, buscou promover a troca de conhecimentos entre docentes e discentes, discutir produções científicas e técnicas desenvolvidas e contribuir para o aprimoramento tanto das práticas acadêmicas quanto profissionais no campo jurídico.
Painéis temáticos
Na parte da tarde, o primeiro painel tratou de Metodologias e práticas de pesquisa inovadoras para a produção de conhecimento jurídico aplicado, com a participação da coordenadora do PPGDP da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Stela Campos da Silva, e do coordenador do PPGDP da Universidade de Brasília (UnB), Alexandre Araújo Costa.
Segundo Maria Stela, a principal proposta do PPGDP da UFPA é congregar graduação e pós-graduação, além de integrar atividades de outras áreas, não exclusivamente do Direito, para oferecer entregas efetivamente relevantes para a sociedade.
Já Alexandre reforçou a importância da inteligência artificial e do trabalho em grupo em todas as instituições, mesmo que ainda não façam parte dos métodos de formação tradicionais. “É impossível desenvolver um grupo adequado sem um grupo de trabalho. É um campo que ainda precisamos aprimorar, apesar de ser difícil de dividir e contabilizar”, afirmou.
O segundo painel abordou a Pesquisa jurídica, interdisciplinaridade e internacionalização: conexões com as ciências sociais e tecnológicas. O tema foi apresentado pelo coordenador do PPGDP da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Rafael Padilha, e pelo coordenador do PPGDP da Enfam, Fabrício Castagna Lunardi.
Durante o painel, Fabrício apresentou as experiências da Enfam nas áreas de cooperação internacional, interdisciplinaridade e pesquisa científica. Ele destacou a área de concentração, as linhas e os projetos de pesquisa, os acordos de cooperação com instituições estrangeiras e os congressos que foram abertos à sociedade.
Segundo Fabrício, a interdisciplinaridade é uma das partes mais valorizadas do Programa, que integra o Direito a áreas como Administração, Ciência de Dados, Estatística, Antropologia e Sociologia. Também apresentou o programa de ações afirmativas da Enfam, que busca uma maior inclusão nos programas. “Não se trata de pesquisar para aquela população, mas de pesquisar com aquela população”, enfatizou.
Fabrício destacou, ainda, o potencial transformador e a importância do diálogo entre a Capes e os PPGDPs. “Defendemos e acreditamos profundamente no potencial transformador dos programas profissionais e buscamos estar cada vez mais conectados com outras instituições que compartilham dessa visão”, finalizou.
O último painel teve como tema Metologia jurídica e produto técnico ou tecnológico como resultado de pesquisa jurídica profissional, com a participação da coordenadora do PPGDP da Universidade de Rio Verde (UNIRV), Carolina Merida, e do coordenador do PPGDP da Universidade de Fortaleza (Unifor), Gustavo Feitosa.

