CCJF realiza aula magna sobre Memória da Escravização e o papel da Justiça Federal para a reparação histórica

Evento ocorrerá no Rio de Janeiro e as inscrições estão abertas até 14 de novembro

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) realizará, no dia 19 de novembro, das 14h às 18h, a aula magna Memória da Escravização: o papel da Justiça Federal para a reparação histórica. O evento ocorrerá na sede do CCJF, no Rio de Janeiro, e está prevista a participação do diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, que é coordenador científico desta ação. As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro e podem ser feitas pelo Educa Enfam, com vagas limitadas.

O evento é realizado em parceria com o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) e com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), sendo voltado a magistrados federais e estaduais, ministros de tribunais superiores, membros do Ministério Público, da Advocacia Pública e da Defensoria Pública, advogados, estudantes e demais interessados no tema.

A iniciativa tem como objetivo promover capacitação, debate qualificado, institucional e reflexão aprofundada sobre o papel da Justiça Federal na garantia do acesso equitativo à justiça, além de buscar a ampliação de estratégias necessárias para erradicar todas as formas de violação de direitos.

Programação
A programação contará com duas aulas: a primeira abordará O impacto do Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial na efetividade da Justiça; e a segunda tratará do tema A escravização: o papel da Justiça Federal na preservação da memória e na garantia da reparação histórica. Também haverá a abertura de uma exposição e o lançamento de um livro, seguido de um coquetel de encerramento.

Os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% receberão certificado emitido pelo Educa Enfam.