Evento, que já percorreu nove capitais brasileiras, será na ESMEC, em Fortaleza
A 10ª edição da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária realiza, nesta sexta-feira (28), o seu último encontro do ano na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), em Fortaleza. O encontro promove debates e ações de sensibilização para o combate à litigância abusiva, prática que sobrecarrega o Judiciário e prejudica a eficiência do sistema de Justiça. A programação começa às 9h, no auditório principal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), e as inscrições estão disponíveis na plataforma Sympla, de forma gratuita.
O projeto é uma iniciativa da Revista Justiça & Cidadania, com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus). Ao longo de 2025, a caravana passou por Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Maceió (AL), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Vitória (ES), Manaus (AM) e Florianópolis (SC).
O objetivo da caravana é capacitar os participantes e estimular a adoção de boas práticas e o desenvolvimento de soluções para reduzir a litigância abusiva. Os temas abordados incluem os impactos negativos do excesso de judicialização, como a duração prolongada dos processos, o aumento dos custos operacionais e os riscos à credibilidade do Judiciário.
O encontro é voltado especialmente para magistrados, assessores jurídicos, advogados e estudantes do Ceará, mas é aberto a todos os interessados no tema.
Ao final da programação, os participantes receberão certificado de participação.
