Encontro ocorrerá no dia 9 de dezembro, na sede do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai sediar, no dia 9 de dezembro, o 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun) e o 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as Formas de Discriminação (Fonajurd). O evento conta com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e será realizado no auditório externo do STJ, das 9h às 17h. As inscrições são abertas ao público e já podem ser feitas pelo Educa Enfam.
O diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves, é um dos confirmados para a abertura do evento. O encontro tem como foco discutir sobre justiça, identidade e pertencimento das vivências negras no sistema de justiça, reunindo ministros dos tribunais superiores, juízes de tribunais, membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Enfam, além de advogados e profissionais de outras áreas.
Programação
Durante o evento, haverá o lançamento da Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas, seguido de quatro painéis temáticos: Infâncias Negras e Plurais: afetos, territórios e saberes – homenagem ao juiz Edinaldo César Santos Júnior; Saúde Física e Mental da População Negra: (des)proteções, cuidado e resistência; Racismo Ambiental, Memória e Fé: territórios, resistências e justiça; e Envelhecer Sendo Negra e Negro: sabedoria, invisibilização e o direito de existir.
Ao final do encontro, acontecerá a divulgação dos resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial.
Confira a programação preliminar do encontro.
