Enfam realiza Curso de Formação Inicial – Módulo Nacional para magistrados recém-ingressos no TJSP

Um grupo de 79 juízes recém-ingressos na magistratura paulista inicia, no dia 30 de maio, o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam. O curso tem duração de uma semana, com total de 41 horas/aula. O Módulo Nacional será aberto pelo secretário-geral da […]

Um grupo de 79 juízes recém-ingressos na magistratura paulista inicia, no dia 30 de maio, o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam. O curso tem duração de uma semana, com total de 41 horas/aula.

O Módulo Nacional será aberto pelo secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos. As aulas serão ministradas por formadores da Enfam. O curso proposto é formatado com o protagonismo dos magistrados participantes e constitui ação da Enfam que integra a formação dos novos juízes. As aulas do Módulo Local são de responsabilidade do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Conteúdos

O objetivo do curso é desenvolver competências profissionais gerais para a atuação dos juízes recém-ingressos na magistratura. À Formação Inicial cabe proporcionar o contato com o conhecimento teórico-prático relativo à atividade judicial, considerando suas múltiplas facetas e as diferentes atribuições que os juízes precisam assumir como agentes políticos e sociais que são.

Serão tratados no curso os seguintes temas: Demandas Repetitivas e os Grandes Litigantes, Depoimento Especial, O Juiz e as Relações Interpessoais e Interinstitucionais, Gestão de Pessoas, Mediação e Conciliação, Sistema Carcerário Nacional, Violência Doméstica e Impacto Econômico e Social das Decisões Judiciais.