Mostra reúne autoridades para recordar legado de Sálvio de Figueiredo Teixeira

Com a presença de diversas autoridades, foi inaugurada nesta quarta-feira (8), pelo ministro Humberto Martins, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a Mostra Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Um visionário que fez Escola. A realização do evento dá início às comemorações dos dez anos de existência da Enfam. Antigos […]

Com a presença de diversas autoridades, foi inaugurada nesta quarta-feira (8), pelo ministro Humberto Martins, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a Mostra Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Um visionário que fez Escola. A realização do evento dá início às comemorações dos dez anos de existência da Enfam. Antigos colegas de toga, ex-alunos, servidores do Judiciário e familiares do magistrado prestigiaram a cerimônia, que lembrou o legado do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a magistratura brasileira.

mostra-interna-1Para o diretor-geral da Enfam, ministro Humberto Martins, Sálvio de Figueiredo foi um visionário, um homem que tinha como ideal uma magistratura de qualidade, voltada para a cidadania brasileira. “Estamos aqui prestando essa homenagem ao homem que foi o grande idealizador da Escola Nacional. Por isso, hoje é um dia de festa e de alegria. Tenho certeza de que o ministro Sálvio está feliz. A sua semente é, a cada dia, mais desenvolvida. E hoje temos os resultados, com a Enfam, uma escola de qualidade, que é exemplo no mundo”, ressaltou.

A vice-presidente do STJ, no exercício da presidência, ministra Laurita Vaz, lembrou que o ministro Sálvio foi um idealista que lutou a vida toda para que a Enfam fosse criada e aperfeiçoada. “Ele viajava por este país todo fazendo palestras, falando sobre a necessidade de criação da escola de magistrados. Foi algo muito significativo ter dado o nome dele para a Enfam e é de muita importância a abertura desta mostra”, pontuou a ministra.

mostra-interna-3A exposição foi concebida pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (EJEMG), também denominada Escola Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, e produzida mediante a colaboração da Enfam. Destacam-se na mostra textos que retratam a trajetória do idealizador da Enfam e a pintura em aquarela das artistas Cristina de Figueiredo Teixeira, filha do ministro, que esteva na abertura da exposição, e Simoni Rodrigues Alves.

Justiça melhor

O advogado Vinícius Ribeiro de Figueiredo Teixeira, filho do homenageado, confessou que a exposição é motivo de orgulho para a família. Para ele, é importante que os ideais do ministro ainda sirvam à nova geração de magistrados, para que saibam que alguém sonhou com uma Justiça melhor. “Ele fez a sua parte, mas há muito o que percorrer. Aquela pessoa que estava nos ensinando as coisas básicas da vida, também estava ensinando a tantas outras que, com muito esforço, é possível fazer uma Justiça melhor”, recordou.

O ministro aposentado e ex-presidente do STJ, Paulo Roberto Costa Leite, revelou que foi um privilégio ter convivido com o ministro Sálvio desde a criação do STJ até 2002. “Destaco, entre suas inúmeras virtudes, principalmente o legado que ele deixou para o Poder Judiciário brasileiro. O ministro teve compromisso com a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados”, contou. “Hoje tudo o que ele sonhou está realizado. Se há alguém que merece uma homenagem em função da criação da Enfam, é o ministro Sálvio – uma grande figura, um grande juiz e uma personalidade cativante”, resumiu.

mostra-interna-2Prestigiaram a cerimônia os ministros do STJ Herman Benjamin, vice-diretor da Enfam, Marco Aurélio Bellizze, Ribeiro Dantas, Antonio Saldanha, Gurgel de Faria, Rogério Schietti Cruz; os ministros aposentados Cesar Asfor Rocha e Paulo Roberto Costa Leite; o ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Juiz Federal Antônio César Bochenek; o presidente da AMB, Dr. João Ricardo dos Santos Costa; o secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos; o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Lecey, entre outras autoridades.

Serviço:

Mostra Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Um visionário que fez Escola

Hall térreo do edifício do Conselho da Justiça Federal

Até 30 de junho

Das 9h às 19h

Acesse as fotos do evento no Flickr da Enfam.

Acompanhe o vídeo produzido pela equipe de TV do STJ.