Abertas inscrições para última edição de Estudo de Caso com FGV em 2015

Nos próximos dias 15 e 16 de outubro, será realizado em Brasília o curso Laboratório de Aprimoramento Docente – estudo de caso como método pedagógico de ensino, ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A ação é destinada aos magistrados formadores e aos servidores das áreas pedagógicas de todas as escolas judiciais e da magistratura. A Enfam disponibiliza 40 vagas, preferencialmente, para formadores que ainda não tenham participado do curso. Os interessados devem entrar em contato com as Escolas às quais estão vinculados para realizar as inscrições que vão até o dia 25 de setembro.

Com esta ação pedagógica, a Enfam encerra o ciclo da edição regionalizada do curso que contemplou as cinco regiões do País. O objetivo é capacitar o maior número de magistrados e servidores das escolas judiciais e da magistratura sobre o tema.

Com base nas competências docentes a serem desenvolvidas, os conteúdos observarão os seguintes temas: Características do Estudo de caso como método de ensino e material didático; Recorte de caso; Nota de ensino e situação problema; Competências e habilidades do método do caso; Questões fundamentais do ensino para profissionais Magistrados; Desenho do curso: pressupostos, escolhas e objetivos; O contexto do ensino e elaboração de programa de ensino baseado em estudo de caso; Avaliação no método do caso; Elaboração de um projeto de construção de um caso didático.

Parceria

As aulas serão ministradas por professores da Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito SP e têm por finalidade disseminar entre as escolas de magistratura a utilização de técnicas pedagógicas de cunho prático na formação de magistrados, em especial, a de estudo de casos.

O curso faz parte de um conjunto de ações educacionais destinadas à formação dos magistrados formadores da Enfam e visa a que os participantes adquiram o conhecimento, a compreensão e a prática de técnicas e métodos ativos a serem utilizados na formação profissional dos magistrados.

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