Abertura solene do curso de mestrado da Enfam acontece no dia 31

Acontece na próxima segunda-feira (31), às 10h, a abertura solene do Curso de Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado (Enfam), voltado exclusivamente à formação de magistrados federais e estaduais. É a primeira vez que uma escola de magistratura no País – e na América Latina – tem seu próprio programa […]

Acontece na próxima segunda-feira (31), às 10h, a abertura solene do Curso de Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado (Enfam), voltado exclusivamente à formação de magistrados federais e estaduais.

É a primeira vez que uma escola de magistratura no País – e na América Latina – tem seu próprio programa de pós-graduação. São duas linhas de pesquisa adequadas à realidade do Poder Judiciário: “Eficiência e Sistema de Justiça” e “Ética, Integridade e Efetividade na Atividade Jurisdicional”.

“Com esse primeiro e pioneiro mestrado, aprovado pela CAPES, Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação, a Enfam inaugura, na formação continuada, um programa próprio de pós-graduação profissionalizante com foco principal na gestão judiciária e no tratamento de conflitos, permeado por um eixo transversal comum que contempla ética, integridade e inovação, buscando o constante aprimoramento do sistema de justiça e da prática jurisdicional”, explicou o idealizador do curso ministro Herman Benjamin, diretor-geral da Enfam.

O evento de abertura, realizado online, contará com conferência magna do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre os desafios da magistratura brasileira. Também estarão presentes o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; do ministro da Educação, Milton Ribeiro; e do advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior.

O mestrado da Enfam inicia suas atividades com 20 professores-magistrados federais e estaduais do corpo docente permanente (selecionados entre 197 candidatos inscritos); e 28 magistrados-alunos brasileiros e dois advindos de países de Língua Portuguesa (selecionados entre os 291 candidatos inscritos). Entre os professores, são três pós-doutores, dez doutores e sete mestres.

Os magistrados interessados em participar da cerimônia de abertura devem inscrever-se neste link.