Ações desenvolvidas pela EaD Enfam aumentam qualidade de cursos a distância

As novas atividades realizadas pela área de Educação a Distância (EaD) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) vêm aumentando a qualidade dos cursos nessa modalidade. De meados de 2017 até o início dos primeiros cursos, em abril deste ano, muito já foi feito. Entre as ações desempenhadas pela EaD Enfam destaca-se […]

As novas atividades realizadas pela área de Educação a Distância (EaD) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) vêm aumentando a qualidade dos cursos nessa modalidade. De meados de 2017 até o início dos primeiros cursos, em abril deste ano, muito já foi feito.

Entre as ações desempenhadas pela EaD Enfam destaca-se a implementação do serviço de compartilhamento de cursos. Por meio dessa ação, a Enfam passou a disponibilizar arquivos no formato .mbz (plataforma Moodle) que são restaurados nos ambientes virtuais de aprendizagem das escolas judiciais e eventualmente nas escolas de magistratura, quando em atuação delegada. O serviço otimiza o processo de realização de cursos de formação continuada na modalidade a distância pelas escolas.

Até o momento, foram ofertadas e coordenadas oito oficinas de orientação a formadores conteudistas no intuito de planejar e elaborar materiais didáticos que atendam às particularidades da EaD. Durante a fase de realização dessas oficinas ocorreram várias reuniões, incluindo atendimentos on-line (via e-mail, ambiente virtual, WhatsApp), e também viagens para dar orientação aos formadores e para planejar ações educacionais.

Realizado em três etapas (antes, durante e no fim dos cursos), também houve a implementação do acompanhamento pedagógico dos tutores com o propósito de apoiá-los e orientá-los em suas tarefas de tutoria. Esse trabalho teve início com a realização da Oficina de Tutoria, em março deste ano, durante a qual foram apresentadas diversas ferramentas e novas formas de atuação do tutor para que fosse possível iniciar um processo de inovação metodológica nos cursos a distância.

Cursos atualizados

Foram atualizados neste ano quatro cursos: Aspectos Gerais e Questões Controvertidas do Sistema Penitenciário Federal; Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes; O Juiz e a Atividade Notarial e Registral (antigo Serviço Extrajudicial); e Execução Penal. Dois cursos foram criados: Remédios Constitucionais, realizado em abril, e O Controle de Convencionalidade na Prática Judicial, a ser ofertado em setembro.

Com a criação de cursos e a atualização de alguns cursos antigos, as apostilas foram revisadas, passando por alterações no design e na diagramação.

Atratividade

Também foram criados recursos com o objetivo de melhorar a atratividade e a usabilidade dos cursos; assim, por meio de animações, com vídeos curtos e dinâmicos que são postados no canal do YouTube, a EaD auxilia seus alunos a se engajarem nas atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem. Alguns dos vídeos podem ser vistos nos links abaixo.

Dicas para obter sucesso como aluno EaD

Incentivo à participação nos fóruns

Formação de Tutores

Remédios constitucionais