Enfam encerra na próxima semana segunda edição do Curso de Formação de Formadores

Será realizado na próxima semana, em Brasília, o módulo 3 do nível 1 do Curso de Formação de Formadores promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O novo módulo, que tem carga horária de 16 horas-aula, ocorrerá nos dias 5 e 6 de setembro, na sede da Enfam. Trata-se da última […]

Será realizado na próxima semana, em Brasília, o módulo 3 do nível 1 do Curso de Formação de Formadores promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O novo módulo, que tem carga horária de 16 horas-aula, ocorrerá nos dias 5 e 6 de setembro, na sede da Enfam.

Trata-se da última etapa do curso, destinada aos participantes que concluíram o primeiro módulo regional, realizado em Recife (PE) e São Paulo (SP), e o módulo 2, feito a distância.

Nesse módulo final, os formadores analisarão, reflexivamente, a prática docente, considerando o processo de formação e a atividade docente no contexto da magistratura. Eles também serão estimulados a relatar sua percepção sobre fundamentos/conhecimentos pedagógicos e a prática docente, naquilo que se refere a metodologias ativas e avaliação.

A intenção é possibilitar o compartilhamento de experiências, conhecimentos e resultados que tenham sido percebidos como significativos. No fim do módulo, os participantes serão capazes de avaliar aspectos relacionados ao trabalho desenvolvido pelo magistrado formador a partir da sua prática docente, numa perspectiva ética e humanística.

Os conteúdos a serem abordados incluem: avaliação nos cursos de formação profissional no âmbito da magistratura; integração dos temas transversais (ética e humanismo) no desenvolvimento das ações educativas; organização de competências para a estruturação de objetivos de ensino; seleção de estratégias de ensino e de aprendizagem utilizando metodologias ativas; interdisciplinaridade no contexto da formação do magistrado; e itinerário formativo do magistrado.